Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINANDO E APRENDENDO: QUANDO A AULA É ENVOLVENTE, CRIATIVA E PARTICIPATIVA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106252
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO: QUANDO A AULA É ENVOLVENTE, CRIATIVA E PARTICIPATIVA"
    "resumo" => "Muitos são os desafios encontrados por alunos e professores na sala de aula em relação a ensino aprendizagem de conteúdos gramaticais. Diariamente, somos influenciados pelas dificuldades encontradas no ambiente de formação do aluno a desenvolver metodologias de ensino que auxiliem e conectem os discentes ao conteúdo proposto, além de promover a motivação. Porém, quando currículo e conteúdo passam a ser adaptados as necessidades do aluno, e as práticas tendem a ser criativas e inclusivas, percebe-se certa aproximação entre a proposta da aula, seus objetivos e resultados, e ao mesmo tempo a motivação do aluno quanto ao conteúdo desenvolvido. Assim, nosso artigo parte de um relato de experiência, vivenciado em uma escola pública, numa turma do ensino fundamental II, em aulas de língua portuguesa. Relato este que tem como proposta desafiadora, contextualizada e inclusiva, o trabalho de assuntos corriqueiros e importantes, como as classes gramaticais, trazendo para a sala, uma forma de reforçar um assunto cotidianamente monótono, mas necessário para o desenvolvimento desses discentes, dispondo de recursos metodológicos, como a música, que promove o desenvolvimento cognitivo, expressivo e afetivo destes. Dessa forma, por meio de diversos meios pedagógicos é possível ensinar, aprender e explicitar um ensino de língua portuguesa motivador, partindo das lacunas e dificuldades do aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID414_TB10_03042024154347.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA SANTOS SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.sobral@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106252
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO: QUANDO A AULA É ENVOLVENTE, CRIATIVA E PARTICIPATIVA"
    "resumo" => "Muitos são os desafios encontrados por alunos e professores na sala de aula em relação a ensino aprendizagem de conteúdos gramaticais. Diariamente, somos influenciados pelas dificuldades encontradas no ambiente de formação do aluno a desenvolver metodologias de ensino que auxiliem e conectem os discentes ao conteúdo proposto, além de promover a motivação. Porém, quando currículo e conteúdo passam a ser adaptados as necessidades do aluno, e as práticas tendem a ser criativas e inclusivas, percebe-se certa aproximação entre a proposta da aula, seus objetivos e resultados, e ao mesmo tempo a motivação do aluno quanto ao conteúdo desenvolvido. Assim, nosso artigo parte de um relato de experiência, vivenciado em uma escola pública, numa turma do ensino fundamental II, em aulas de língua portuguesa. Relato este que tem como proposta desafiadora, contextualizada e inclusiva, o trabalho de assuntos corriqueiros e importantes, como as classes gramaticais, trazendo para a sala, uma forma de reforçar um assunto cotidianamente monótono, mas necessário para o desenvolvimento desses discentes, dispondo de recursos metodológicos, como a música, que promove o desenvolvimento cognitivo, expressivo e afetivo destes. Dessa forma, por meio de diversos meios pedagógicos é possível ensinar, aprender e explicitar um ensino de língua portuguesa motivador, partindo das lacunas e dificuldades do aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID414_TB10_03042024154347.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA SANTOS SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.sobral@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Muitos são os desafios encontrados por alunos e professores na sala de aula em relação a ensino aprendizagem de conteúdos gramaticais. Diariamente, somos influenciados pelas dificuldades encontradas no ambiente de formação do aluno a desenvolver metodologias de ensino que auxiliem e conectem os discentes ao conteúdo proposto, além de promover a motivação. Porém, quando currículo e conteúdo passam a ser adaptados as necessidades do aluno, e as práticas tendem a ser criativas e inclusivas, percebe-se certa aproximação entre a proposta da aula, seus objetivos e resultados, e ao mesmo tempo a motivação do aluno quanto ao conteúdo desenvolvido. Assim, nosso artigo parte de um relato de experiência, vivenciado em uma escola pública, numa turma do ensino fundamental II, em aulas de língua portuguesa. Relato este que tem como proposta desafiadora, contextualizada e inclusiva, o trabalho de assuntos corriqueiros e importantes, como as classes gramaticais, trazendo para a sala, uma forma de reforçar um assunto cotidianamente monótono, mas necessário para o desenvolvimento desses discentes, dispondo de recursos metodológicos, como a música, que promove o desenvolvimento cognitivo, expressivo e afetivo destes. Dessa forma, por meio de diversos meios pedagógicos é possível ensinar, aprender e explicitar um ensino de língua portuguesa motivador, partindo das lacunas e dificuldades do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.