Este trabalho, de caráter descritivo e bibliográfico, relata minha experiência de iniciação à docência dentro do Programa Residência Pedagógica, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entre outras atividades educacionais, mostro o desenvolvimento e execução de dois projetos de ensino aprendizagem desenvolvidos e aplicados na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, situada em Campina Grande - PB: "El cuento mágico de Guinea" e "Viajando por Latinoamérica", que não apenas enriqueceram o ambiente educacional, mas também ampliaram os horizontes dos alunos. As aulas focaram em aspectos geográficos, culturais e artísticos de países hispânicos, incentivando a expressão criativa dos alunos. O relato mostra, também, minha participação ativa em eventos e reuniões escolares na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, escola campo em que atuei, contribuindo para a integração e discussões pedagógicas. Merecem destaque, as Tardes Formativas e o minicurso "Viajando por Latinoamérica" que foi ofertado, também, no IX Encontro de Iniciação à Docência (ENID). Entre formações remotas e práticas inovadoras, o relato mostra o desenvolvimento de novas abordagens, que encontram respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e na Proposta Curricular do Estado da Paraíba.