RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LETRAS-INGLÊS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106319 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LETRAS-INGLÊS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO" "resumo" => "O presente relato de experiência visa relatar a vivência durante minha jornada no Programa de Residência Pedagógica de Letras-Inglês, realizada em parceria com a CAPES e o MEC. Durante os encontros de preparação e o percurso na ECIT Álvaro Gaudêncio de Queiroz (escola 01) e na ECIT Professor Bráulio Maia Júnior (escola 02), tive a oportunidade de me envolver em atividades de formação, planejamento e regência. A metodologia adotada é de cunho qualitativa, alinhada com os princípios de Paiva (2019), com coleta de dados por meio de observações, registros, diários e análise documental. O referencial teórico de Perrenoud (2002) enfatiza a reflexão na prática, enquanto Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) orientam criar sequências didáticas e Freire (2006) aborda a importância de engajar os estudantes de maneira ativa no processo de aprendizagem. A regência focou no tema “plastic pollution” com um gênero textual campanha ambiental na escola 01 e no tema “the power of music” com o gênero textual biografia, além do mês de terror (Halloween) na escola 02. Os resultados destacaram o engajamento dos alunos, aplicação prática de conceitos, a troca aberta de ideias e a adaptação constante de estratégias pedagógicas. O relato descreve como essa jornada enriqueceu minha formação promovendo uma atmosfera de aprendizado mútuo, reflexivo, significativo e de melhoria contínua." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID64_TB104_22022024203238.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.melo@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106319 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LETRAS-INGLÊS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO" "resumo" => "O presente relato de experiência visa relatar a vivência durante minha jornada no Programa de Residência Pedagógica de Letras-Inglês, realizada em parceria com a CAPES e o MEC. Durante os encontros de preparação e o percurso na ECIT Álvaro Gaudêncio de Queiroz (escola 01) e na ECIT Professor Bráulio Maia Júnior (escola 02), tive a oportunidade de me envolver em atividades de formação, planejamento e regência. A metodologia adotada é de cunho qualitativa, alinhada com os princípios de Paiva (2019), com coleta de dados por meio de observações, registros, diários e análise documental. O referencial teórico de Perrenoud (2002) enfatiza a reflexão na prática, enquanto Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) orientam criar sequências didáticas e Freire (2006) aborda a importância de engajar os estudantes de maneira ativa no processo de aprendizagem. A regência focou no tema “plastic pollution” com um gênero textual campanha ambiental na escola 01 e no tema “the power of music” com o gênero textual biografia, além do mês de terror (Halloween) na escola 02. Os resultados destacaram o engajamento dos alunos, aplicação prática de conceitos, a troca aberta de ideias e a adaptação constante de estratégias pedagógicas. O relato descreve como essa jornada enriqueceu minha formação promovendo uma atmosfera de aprendizado mútuo, reflexivo, significativo e de melhoria contínua." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID64_TB104_22022024203238.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.melo@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }