O presente relato de experiência visa relatar a vivência durante minha jornada no Programa de Residência Pedagógica de Letras-Inglês, realizada em parceria com a CAPES e o MEC. Durante os encontros de preparação e o percurso na ECIT Álvaro Gaudêncio de Queiroz (escola 01) e na ECIT Professor Bráulio Maia Júnior (escola 02), tive a oportunidade de me envolver em atividades de formação, planejamento e regência. A metodologia adotada é de cunho qualitativa, alinhada com os princípios de Paiva (2019), com coleta de dados por meio de observações, registros, diários e análise documental. O referencial teórico de Perrenoud (2002) enfatiza a reflexão na prática, enquanto Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) orientam criar sequências didáticas e Freire (2006) aborda a importância de engajar os estudantes de maneira ativa no processo de aprendizagem. A regência focou no tema “plastic pollution” com um gênero textual campanha ambiental na escola 01 e no tema “the power of music” com o gênero textual biografia, além do mês de terror (Halloween) na escola 02. Os resultados destacaram o engajamento dos alunos, aplicação prática de conceitos, a troca aberta de ideias e a adaptação constante de estratégias pedagógicas. O relato descreve como essa jornada enriqueceu minha formação promovendo uma atmosfera de aprendizado mútuo, reflexivo, significativo e de melhoria contínua.