O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar apontamentos de três residentes pedagógicas do subprojeto de História na Universidade Estadual da Paraíba em relação à uma aula-oficina com o seguinte tema: “MAIO CIGANO: Procedimentos de exclusão, práticas discriminatórias, conservação da identidade e modos de vida”, ministrada na Escola Cidadã Técnica Integral Francisco Ernesto do Rêgo, na cidade de Queimadas – PB. Dito isso, abordaremos: a) nossa formação no Projeto Residência Pedagógica (PRP); b) como foi nossa experiência em ter entrado em contato com o tema, além de: c) explanarmos desde a criação da aula até como compartilhamos o assunto com os alunos de uma turma de terceiro ano. Também destacaremos a importância de nos distanciarmos de uma aula somente expositiva, mas sim permitir que alunos compreendam o poder da historicidade dentro de uma aula de História e sobretudo, que tenham uma assimilação positiva sobre esse assunto, que é tão necessário para a atualidade. Enquanto transformadoras sociais, nós residentes temos uma grande responsabilidade pela frente como futuras professoras. Fomentar uma sala de aula e escola mais inclusiva é uma delas. Enquanto isso, seguimos em frente como professoras em formação para que temas como o da nossa aula-oficina sejam sempre bem vindos e que nossas habilidades sociais também tenham influência positiva nos desafios da sala de aula e fora dela.