Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A TEMÁTICA CINEMA COMO ESTRATÉGIA AO PROCESSO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NAS AULAS DE METODOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106355
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 191
    "titulo" => "A TEMÁTICA CINEMA COMO ESTRATÉGIA AO PROCESSO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NAS AULAS DE METODOLOGIA"
    "resumo" => "A base nacional comum curricular aborda o letramento cientifico como a possibilidade do estudante ter novas experiencias sobre o mundo que o cerca, proporcionando o pensamento científico, participação ativa na sociedade e percepção dos fenômenos cotidianos através da ciência. A pesquisa desenvolve-se em uma escola estadual integral técnica pública, onde, existem dois cursos técnicos: agroecologia e comércio, especificamente, os participantes da proposta é uma turma de agroecologia com 30 estudantes. No plano de curso da base técnica, existe uma disciplina denominada de metodologia cientifica, onde é desenvolvida durante o segundo semestre o letramento científico dos estudantes, onde foram 14 encontros de duas aulas semanais com 50 minutos de duração cada. Cada momento foi caracterizado por estratégias de letramento científico empregadas, visando não apenas transmitir informações, mas também estimular o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes, capacitando-os a aplicar os princípios científicos em diferentes contextos. Ao integrar o cinema ao ensino de metodologia científica, busca-se tornar a aprendizagem mais dinâmica, significativa e acessível, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo e uma visão crítica do conhecimento. A sequência didática conseguiu atingir os objetivos para a disciplina, estimulando suas habilidades e competências na compreensão dos métodos científicos e que é possível escrever um artigo cientifico acadêmico no início da etapa do ensino médio."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID191_TB140_05032024103212.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEILSON DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GEILSON"
    "autor_email" => "geilson.costa@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106355
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 191
    "titulo" => "A TEMÁTICA CINEMA COMO ESTRATÉGIA AO PROCESSO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NAS AULAS DE METODOLOGIA"
    "resumo" => "A base nacional comum curricular aborda o letramento cientifico como a possibilidade do estudante ter novas experiencias sobre o mundo que o cerca, proporcionando o pensamento científico, participação ativa na sociedade e percepção dos fenômenos cotidianos através da ciência. A pesquisa desenvolve-se em uma escola estadual integral técnica pública, onde, existem dois cursos técnicos: agroecologia e comércio, especificamente, os participantes da proposta é uma turma de agroecologia com 30 estudantes. No plano de curso da base técnica, existe uma disciplina denominada de metodologia cientifica, onde é desenvolvida durante o segundo semestre o letramento científico dos estudantes, onde foram 14 encontros de duas aulas semanais com 50 minutos de duração cada. Cada momento foi caracterizado por estratégias de letramento científico empregadas, visando não apenas transmitir informações, mas também estimular o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes, capacitando-os a aplicar os princípios científicos em diferentes contextos. Ao integrar o cinema ao ensino de metodologia científica, busca-se tornar a aprendizagem mais dinâmica, significativa e acessível, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo e uma visão crítica do conhecimento. A sequência didática conseguiu atingir os objetivos para a disciplina, estimulando suas habilidades e competências na compreensão dos métodos científicos e que é possível escrever um artigo cientifico acadêmico no início da etapa do ensino médio."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID191_TB140_05032024103212.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEILSON DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GEILSON"
    "autor_email" => "geilson.costa@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A base nacional comum curricular aborda o letramento cientifico como a possibilidade do estudante ter novas experiencias sobre o mundo que o cerca, proporcionando o pensamento científico, participação ativa na sociedade e percepção dos fenômenos cotidianos através da ciência. A pesquisa desenvolve-se em uma escola estadual integral técnica pública, onde, existem dois cursos técnicos: agroecologia e comércio, especificamente, os participantes da proposta é uma turma de agroecologia com 30 estudantes. No plano de curso da base técnica, existe uma disciplina denominada de metodologia cientifica, onde é desenvolvida durante o segundo semestre o letramento científico dos estudantes, onde foram 14 encontros de duas aulas semanais com 50 minutos de duração cada. Cada momento foi caracterizado por estratégias de letramento científico empregadas, visando não apenas transmitir informações, mas também estimular o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes, capacitando-os a aplicar os princípios científicos em diferentes contextos. Ao integrar o cinema ao ensino de metodologia científica, busca-se tornar a aprendizagem mais dinâmica, significativa e acessível, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo e uma visão crítica do conhecimento. A sequência didática conseguiu atingir os objetivos para a disciplina, estimulando suas habilidades e competências na compreensão dos métodos científicos e que é possível escrever um artigo cientifico acadêmico no início da etapa do ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.