A base nacional comum curricular aborda o letramento cientifico como a possibilidade do estudante ter novas experiencias sobre o mundo que o cerca, proporcionando o pensamento científico, participação ativa na sociedade e percepção dos fenômenos cotidianos através da ciência. A pesquisa desenvolve-se em uma escola estadual integral técnica pública, onde, existem dois cursos técnicos: agroecologia e comércio, especificamente, os participantes da proposta é uma turma de agroecologia com 30 estudantes. No plano de curso da base técnica, existe uma disciplina denominada de metodologia cientifica, onde é desenvolvida durante o segundo semestre o letramento científico dos estudantes, onde foram 14 encontros de duas aulas semanais com 50 minutos de duração cada. Cada momento foi caracterizado por estratégias de letramento científico empregadas, visando não apenas transmitir informações, mas também estimular o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes, capacitando-os a aplicar os princípios científicos em diferentes contextos. Ao integrar o cinema ao ensino de metodologia científica, busca-se tornar a aprendizagem mais dinâmica, significativa e acessível, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo e uma visão crítica do conhecimento. A sequência didática conseguiu atingir os objetivos para a disciplina, estimulando suas habilidades e competências na compreensão dos métodos científicos e que é possível escrever um artigo cientifico acadêmico no início da etapa do ensino médio.