Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DO ENSINO DE ÓPTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106385
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DO ENSINO DE ÓPTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "Esse trabalho se apresenta como relato de experiência de uma das atividades de regência realizada no ano de 2023 desenvolvida no programa de Residência Pedagógica (RP), do subgrupo de Física da Universidade Estadual da Paraíba-Campus I. As atividades desenvolvidas na RP ocorreram em uma turma do Ciclo V da modalidade EJA, na escola ECI José Miguel Leal, localizada em São José da Mata, distrito de Campina Grande- PB, onde a princípio partimos do planejamento e elaboração de sequências de aulas, tendo como conteúdo óptica. Os trabalhos desenvolvidos tiveram, como objetivo ajudar na compreensão dos docentes, trazendo os temas de forma clara e com exemplos do cotidiano ajudando assim na compreensão dos mesmos, juntando os conhecimentos das didáticas obtidas na educação superior para a educação básica. Todos os encontros foram baseados na perspectiva de Paulo Freire (1987) e nos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angoti (2002). No desenvolver das aulas foram aplicadas atividades com intenção de observar quais pontos os alunos mais apresentavam dificuldades. Foi possível observar, portando as diferenças nas aplicações dos conhecimentos na perspectiva de docente, em uma sala de aula da EJA e da Educação básica comum."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID575_TB172_12032024142811.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA HELOIZA DE LUNA FRANCISCO"
    "autor_nome_curto" => "Luna"
    "autor_email" => "ana.francisco@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106385
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DO ENSINO DE ÓPTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "Esse trabalho se apresenta como relato de experiência de uma das atividades de regência realizada no ano de 2023 desenvolvida no programa de Residência Pedagógica (RP), do subgrupo de Física da Universidade Estadual da Paraíba-Campus I. As atividades desenvolvidas na RP ocorreram em uma turma do Ciclo V da modalidade EJA, na escola ECI José Miguel Leal, localizada em São José da Mata, distrito de Campina Grande- PB, onde a princípio partimos do planejamento e elaboração de sequências de aulas, tendo como conteúdo óptica. Os trabalhos desenvolvidos tiveram, como objetivo ajudar na compreensão dos docentes, trazendo os temas de forma clara e com exemplos do cotidiano ajudando assim na compreensão dos mesmos, juntando os conhecimentos das didáticas obtidas na educação superior para a educação básica. Todos os encontros foram baseados na perspectiva de Paulo Freire (1987) e nos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angoti (2002). No desenvolver das aulas foram aplicadas atividades com intenção de observar quais pontos os alunos mais apresentavam dificuldades. Foi possível observar, portando as diferenças nas aplicações dos conhecimentos na perspectiva de docente, em uma sala de aula da EJA e da Educação básica comum."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID575_TB172_12032024142811.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA HELOIZA DE LUNA FRANCISCO"
    "autor_nome_curto" => "Luna"
    "autor_email" => "ana.francisco@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Esse trabalho se apresenta como relato de experiência de uma das atividades de regência realizada no ano de 2023 desenvolvida no programa de Residência Pedagógica (RP), do subgrupo de Física da Universidade Estadual da Paraíba-Campus I. As atividades desenvolvidas na RP ocorreram em uma turma do Ciclo V da modalidade EJA, na escola ECI José Miguel Leal, localizada em São José da Mata, distrito de Campina Grande- PB, onde a princípio partimos do planejamento e elaboração de sequências de aulas, tendo como conteúdo óptica. Os trabalhos desenvolvidos tiveram, como objetivo ajudar na compreensão dos docentes, trazendo os temas de forma clara e com exemplos do cotidiano ajudando assim na compreensão dos mesmos, juntando os conhecimentos das didáticas obtidas na educação superior para a educação básica. Todos os encontros foram baseados na perspectiva de Paulo Freire (1987) e nos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angoti (2002). No desenvolver das aulas foram aplicadas atividades com intenção de observar quais pontos os alunos mais apresentavam dificuldades. Foi possível observar, portando as diferenças nas aplicações dos conhecimentos na perspectiva de docente, em uma sala de aula da EJA e da Educação básica comum.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.