Neste artigo buscamos refletir sobre a importância do letramento literário no ensino médio, a partir das ações desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica do Centro de Ciência Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, em uma turma do 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Cidadã Integral José Leite de Souza na cidade de Monteiro-PB. Para esse relato de experiência, escolhemos descrever as aulas voltadas para a temática do racismo a partir dos contos “Pixaim” e “Tapete Voador”, da autora Cristiane Sobral. Para elaboração dos materiais que subsidiaram a construção de uma sequência didática básica, fizemos o uso dos estudos de Cosson (2006), (2020), Solé (2006) e Lino de Araújo (2006). Dentro dos resultados alcançados, pudemos perceber a importância de tratar o texto literário não como um pretexto para o ensino de Língua, mas como um conteúdo, isso nos concedeu contribuições significativas em sala de aula, pois além de proporcionar uma mudança no paradigma moral-gramatical, outorgou-nos também a oportunidade de levar os alunos a refletirem sobre as problemáticas presentes dentro dos textos, a partir das suas vivências cotidianas, assim, conseguimos ampliar os esquemas de conhecimento dos alunos por meio do texto literário.