PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106550 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 349 "inscrito_id" => 354 "titulo" => "PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A Residência Pedagógica é um programa das ações que integram a Política Nacional de formação de professores, e tem em seu cerne principal contribuir com a formação inicial dos/as licenciandos/as, a partir da inserção destes/as no cotidiano de escolas públicas para que vivenciem durante um período de 18 meses processos formativos teórico-práticos através da ambientação, observação e regência nas salas de aula. Nossa atuação como residentes foi realizada numa turma do 1° ano do Ensino Fundamental - Séries Iniciais. O presente relato objetiva descrever as experiências vivenciadas enquanto bolsista do subprojeto de alfabetização do Programa Residência Pedagógica (PRP), na EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, Campina Grande/PB. Os fundamentos teóricos estão pautados nas pesquisas desenvolvidas por Soares (2001); Cortez, Tonello (2001); Groenwald, Timm (2023); Libâneo (1994); Silvestre, Valente (2014); Zapelini, Chlickmann, Hubbe (2015); Brasil (2017); entre outros. Para que esse trabalho fosse possível, contamos com o total apoio da preceptora Marcyane de Souza Albuquerque e da professora orientadora Elizabete Carlos do Vale. É importante ressaltar que a alfabetização e o letramento são dois fatores necessários para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, e que as atividades desenvolvidas foram pensadas dentro dessa concepção visando o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental ao qual estávamos em regência." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID354_TB349_21032024203910.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA ELIAS CALIXTO" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patricia.calixto@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106550 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 349 "inscrito_id" => 354 "titulo" => "PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A Residência Pedagógica é um programa das ações que integram a Política Nacional de formação de professores, e tem em seu cerne principal contribuir com a formação inicial dos/as licenciandos/as, a partir da inserção destes/as no cotidiano de escolas públicas para que vivenciem durante um período de 18 meses processos formativos teórico-práticos através da ambientação, observação e regência nas salas de aula. Nossa atuação como residentes foi realizada numa turma do 1° ano do Ensino Fundamental - Séries Iniciais. O presente relato objetiva descrever as experiências vivenciadas enquanto bolsista do subprojeto de alfabetização do Programa Residência Pedagógica (PRP), na EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, Campina Grande/PB. Os fundamentos teóricos estão pautados nas pesquisas desenvolvidas por Soares (2001); Cortez, Tonello (2001); Groenwald, Timm (2023); Libâneo (1994); Silvestre, Valente (2014); Zapelini, Chlickmann, Hubbe (2015); Brasil (2017); entre outros. Para que esse trabalho fosse possível, contamos com o total apoio da preceptora Marcyane de Souza Albuquerque e da professora orientadora Elizabete Carlos do Vale. É importante ressaltar que a alfabetização e o letramento são dois fatores necessários para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, e que as atividades desenvolvidas foram pensadas dentro dessa concepção visando o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental ao qual estávamos em regência." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID354_TB349_21032024203910.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA ELIAS CALIXTO" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patricia.calixto@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }