A Residência Pedagógica é um programa das ações que integram a Política Nacional de formação de professores, e tem em seu cerne principal contribuir com a formação inicial dos/as licenciandos/as, a partir da inserção destes/as no cotidiano de escolas públicas para que vivenciem durante um período de 18 meses processos formativos teórico-práticos através da ambientação, observação e regência nas salas de aula. Nossa atuação como residentes foi realizada numa turma do 1° ano do Ensino Fundamental - Séries Iniciais. O presente relato objetiva descrever as experiências vivenciadas enquanto bolsista do subprojeto de alfabetização do Programa Residência Pedagógica (PRP), na EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, Campina Grande/PB. Os fundamentos teóricos estão pautados nas pesquisas desenvolvidas por Soares (2001); Cortez, Tonello (2001); Groenwald, Timm (2023); Libâneo (1994); Silvestre, Valente (2014); Zapelini, Chlickmann, Hubbe (2015); Brasil (2017); entre outros. Para que esse trabalho fosse possível, contamos com o total apoio da preceptora Marcyane de Souza Albuquerque e da professora orientadora Elizabete Carlos do Vale. É importante ressaltar que a alfabetização e o letramento são dois fatores necessários para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, e que as atividades desenvolvidas foram pensadas dentro dessa concepção visando o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental ao qual estávamos em regência.