O presente projeto surgiu da necessidade de desenvolver em alguns alunos do Ensino Fundamental anos finais as habilidades de leitura. Alunos esses que no retorno às aulas presenciais apresentaram um atraso no processo de ensino e aprendizagem, sendo que alguns não possuíam domínio, ao menos, da decodificação. Portanto, diante de tal cenário, fez-se imperioso um projeto de intervenção que foi executado tendo como base as contribuições de Antunes (2003) e outros teóricos da educação. O foco maior foram os alunos do 6° ao 9° ano, sobretudo, aqueles que não sabiam ler e escrever e aqueles que o faziam de forma mecânica e deficitária, sem saber, por exemplo, empregar a leitura e a escrita em um fazer social e em diferentes contextos. Diante das práticas, o envolvimento dos alunos foi empolgante, o que deixou os momentos divertidos, leves e produtivos. Os alunos aprendiam e descobriam que eram capazes de evoluir. Seguindo uma linha de raciocínio com planejamentos, estudos, discussões e alterações necessárias, o projeto conseguiu alcançar os objetivos pretendidos tendo como principal foco a progressão dos alunos em suas habilidades de leitores e escritores. Alguns com mais evolução que outros, porém, todos evoluíram para além das habilidades previstas, a exemplo de melhor desenvoltura na oralidade, confiança em sua capacidade de aprender e melhora na autoestima.