RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE LÍNGUA INGLESA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106303 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 302 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O presente relatório tem como finalidade relatar experiências vivenciadas no segundo e terceiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Língua Inglesa enquanto estudante do curso de Licenciatura em Letras - Inglês da Universidade Estadual da Paraíba, campus Campina Grande (UEPB-Campus I). O relato terá como objeto de estudo o período referente aos 11 meses de participação no Programa, expondo de maneira descritiva e refletiva todas as habilidades desenvolvidas na escola referente à este período. O presente trabalho será construído levando em consideração experiências e observações pessoais, assim como reflexões vivenciadas durante a participação no projeto. Apontarei percepções e resultados obtidos durante o trajeto nas escolas parceiras, trajeto este que envolveu aulas de observação, produção de sequências didáticas, regências, elaboração e correção de atividades, além da imersão na realidade educacional das escolas-campo, sob a observação e orientação dos professores preceptores, além de reuniões e estudos de formação paralela junto aos residentes, organizados pela Coordenadora do subprojeto de Língua Inglesa do programa. Este relato também apresenta uma reflexão sobre a importância do Programa de Residência Pedagógica para os Cursos de Licenciatura, tendo em vista que o programa abre portas para o enriquecimento na formação acadêmica e profissional dos licenciandos, fornecendo imersão em um ambiente escolar, que age como um impulsionador, facilitando o processo de ensino-aprendizagem durante a formação docente." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID302_TB86_20022024100344.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA AVELINO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "maria.eduarda.avelino@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106303 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 302 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O presente relatório tem como finalidade relatar experiências vivenciadas no segundo e terceiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Língua Inglesa enquanto estudante do curso de Licenciatura em Letras - Inglês da Universidade Estadual da Paraíba, campus Campina Grande (UEPB-Campus I). O relato terá como objeto de estudo o período referente aos 11 meses de participação no Programa, expondo de maneira descritiva e refletiva todas as habilidades desenvolvidas na escola referente à este período. O presente trabalho será construído levando em consideração experiências e observações pessoais, assim como reflexões vivenciadas durante a participação no projeto. Apontarei percepções e resultados obtidos durante o trajeto nas escolas parceiras, trajeto este que envolveu aulas de observação, produção de sequências didáticas, regências, elaboração e correção de atividades, além da imersão na realidade educacional das escolas-campo, sob a observação e orientação dos professores preceptores, além de reuniões e estudos de formação paralela junto aos residentes, organizados pela Coordenadora do subprojeto de Língua Inglesa do programa. Este relato também apresenta uma reflexão sobre a importância do Programa de Residência Pedagógica para os Cursos de Licenciatura, tendo em vista que o programa abre portas para o enriquecimento na formação acadêmica e profissional dos licenciandos, fornecendo imersão em um ambiente escolar, que age como um impulsionador, facilitando o processo de ensino-aprendizagem durante a formação docente." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID302_TB86_20022024100344.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA AVELINO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "maria.eduarda.avelino@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }