O presente trabalho descreve uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro, PB, como parte das ações desenvolvidas no subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os pibidianos organizaram uma Feira de Matemática, atividade planejada para finalizar as ações realizadas na escola durante a vigência do subprojeto de matemática. A Feira de Matemática consistiu numa exposição de vários jogos didáticos, em que os alunos eram convidados a participar dos jogos e brincadeiras de sua preferência. Durante a Feira trabalhamos o conteúdo referente aos números racionais a partir de um jogo do tipo ‘jogo da memória’. Nosso aporte teórico foi baseado nos trabalhos de Melo e Almeida (2020) e Smolle, Cândico e Diniz (2007), os quais tratam, respectivamente, sobre ludicidade e utilização de jogos no trabalho com a matemática. Com base nessa experiência foi possível explorar os números racionais de forma lúdica e criativa, por meio de um ambiente agradável e com a participação ativa dos estudantes. Notamos que é possível a utilização de jogos nas aulas de matemática como um recurso didático capaz de potencializar a aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade.