Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

JOGO DA MEMÓRIA E NÚMEROS RACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106658
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 506
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA E NÚMEROS RACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho descreve uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro, PB, como parte das ações desenvolvidas no subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os pibidianos organizaram uma Feira de Matemática, atividade planejada para finalizar as ações realizadas na escola durante a vigência do subprojeto de matemática. A Feira de Matemática consistiu numa exposição de vários jogos didáticos, em que os alunos eram convidados a participar dos jogos e brincadeiras de sua preferência. Durante a Feira trabalhamos o conteúdo referente aos números racionais a partir de um jogo do tipo ‘jogo da memória’. Nosso aporte teórico foi baseado nos trabalhos de Melo e Almeida (2020) e Smolle, Cândico e Diniz (2007), os quais tratam, respectivamente, sobre ludicidade e utilização de jogos no trabalho com a matemática. Com base nessa experiência foi possível explorar os números racionais de forma lúdica e criativa, por meio de um ambiente agradável e com a participação ativa dos estudantes. Notamos que é possível a utilização de jogos nas aulas de matemática como um recurso didático capaz de potencializar a aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID506_TB459_26032024133550.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMÁRIO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Karollynnah"
    "autor_email" => "romario.fernandes.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106658
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 506
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA E NÚMEROS RACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho descreve uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro, PB, como parte das ações desenvolvidas no subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os pibidianos organizaram uma Feira de Matemática, atividade planejada para finalizar as ações realizadas na escola durante a vigência do subprojeto de matemática. A Feira de Matemática consistiu numa exposição de vários jogos didáticos, em que os alunos eram convidados a participar dos jogos e brincadeiras de sua preferência. Durante a Feira trabalhamos o conteúdo referente aos números racionais a partir de um jogo do tipo ‘jogo da memória’. Nosso aporte teórico foi baseado nos trabalhos de Melo e Almeida (2020) e Smolle, Cândico e Diniz (2007), os quais tratam, respectivamente, sobre ludicidade e utilização de jogos no trabalho com a matemática. Com base nessa experiência foi possível explorar os números racionais de forma lúdica e criativa, por meio de um ambiente agradável e com a participação ativa dos estudantes. Notamos que é possível a utilização de jogos nas aulas de matemática como um recurso didático capaz de potencializar a aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID506_TB459_26032024133550.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMÁRIO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Karollynnah"
    "autor_email" => "romario.fernandes.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente trabalho descreve uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro, PB, como parte das ações desenvolvidas no subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os pibidianos organizaram uma Feira de Matemática, atividade planejada para finalizar as ações realizadas na escola durante a vigência do subprojeto de matemática. A Feira de Matemática consistiu numa exposição de vários jogos didáticos, em que os alunos eram convidados a participar dos jogos e brincadeiras de sua preferência. Durante a Feira trabalhamos o conteúdo referente aos números racionais a partir de um jogo do tipo ‘jogo da memória’. Nosso aporte teórico foi baseado nos trabalhos de Melo e Almeida (2020) e Smolle, Cândico e Diniz (2007), os quais tratam, respectivamente, sobre ludicidade e utilização de jogos no trabalho com a matemática. Com base nessa experiência foi possível explorar os números racionais de forma lúdica e criativa, por meio de um ambiente agradável e com a participação ativa dos estudantes. Notamos que é possível a utilização de jogos nas aulas de matemática como um recurso didático capaz de potencializar a aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.