RESUMO Este trabalho relata a experiência da discente Jéssica Lima Santos, graduanda do curso de licenciatura em Física, no programa do PIBID e residência Pedagógica, sendo apoiado por patrocinadores como a Capes, com o CNPQ em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba ( UEPB, campus VIII). O objetivo Primordial foi adentrar minuciosamente aos conteúdos de duas sequências de ensino, a primeira se fez referência aos assuntos relacionados a vetores, suas operações imprescindíveis e as particularidades da cinemática vetorial, por intermédio da metodologia ativa da ABP, a segunda sequência foi desenvolvida e baseada em um mini curso de eletrônica e tomando como base a experimentação , com os conteúdos principais referentes a circuitos elétricos e resistores, onde foi ofertado pelo professor e coordenador Mário César Soares, Para que fosse repassado para os alunos um trabalho de excelente qualidade. Onde essas aulas foram ministradas em uma turma de primeiro ano do ensino médio na Escola cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, no município em Tacima- PB. Portanto, as atividades realizadas em sala de aula através de metodologias ativas acarretou e foi visível o desempenho que os alunos obtiveram ao longo de todas as intervenções e o processo de ensino – aprendizagem tomou uma forma mais leve e significativa.