Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

SINERGIA ENTRE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE: AGRICULTURA ESCOLAR COMO PONTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106531
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 328
    "inscrito_id" => 163
    "titulo" => "SINERGIA ENTRE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE: AGRICULTURA ESCOLAR COMO PONTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A interação entre a química e o meio ambiente é profunda e complexa. O estado ambiental, seja positivo ou negativo, muitas vezes está intrinsecamente ligado às transformações químicas que ocorrem em seu seio. Essas transformações abrangem uma variedade de aspectos, incluindo a saúde e fertilidade do solo, aspectos fundamentais para a sustentabilidade e equilíbrio do meio ambiente. Além disso, há uma série de outros fatores que influenciam e são influenciados pelas interações químicas no ambiente, destacando a importância crítica da compreensão e gestão cuidadosa desses processos para promover a conservação e preservação dos ecossistemas. Dada a relevância e os impactos da química no meio ambiente, este artigo propõe uma abordagem prática para integrar essa relação ao ensino em sala de aula, com foco em conteúdos de química que tenham relevância ambiental. Esta implementação visou alcançar um objetivo específico: introduzir a agricultura escolar. Através da avaliação do solo, incluindo a medição da acidez e a identificação das necessidades de fertilizantes, seguida pela aplicação de adubos naturais ou industrializados, observou-se um aumento na qualidade do plantio. Isso não apenas estimulou o interesse dos alunos pela prática agrícola, mas também proporcionou uma oportunidade única para aprofundar o entendimento dos conceitos de química dentro de um contexto real e relevante. Essa abordagem interdisciplinar não apenas enriquece a experiência de aprendizagem dos alunos, mas também os capacita a compreender melhor a interação entre a química e o meio ambiente, promovendo uma visão mais holística e sustentável do mundo ao seu redor."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID163_TB328_24032024100732.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELY LUCENA DE PONTES"
    "autor_nome_curto" => "MIRELY"
    "autor_email" => "mirely.pontes@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106531
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 328
    "inscrito_id" => 163
    "titulo" => "SINERGIA ENTRE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE: AGRICULTURA ESCOLAR COMO PONTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A interação entre a química e o meio ambiente é profunda e complexa. O estado ambiental, seja positivo ou negativo, muitas vezes está intrinsecamente ligado às transformações químicas que ocorrem em seu seio. Essas transformações abrangem uma variedade de aspectos, incluindo a saúde e fertilidade do solo, aspectos fundamentais para a sustentabilidade e equilíbrio do meio ambiente. Além disso, há uma série de outros fatores que influenciam e são influenciados pelas interações químicas no ambiente, destacando a importância crítica da compreensão e gestão cuidadosa desses processos para promover a conservação e preservação dos ecossistemas. Dada a relevância e os impactos da química no meio ambiente, este artigo propõe uma abordagem prática para integrar essa relação ao ensino em sala de aula, com foco em conteúdos de química que tenham relevância ambiental. Esta implementação visou alcançar um objetivo específico: introduzir a agricultura escolar. Através da avaliação do solo, incluindo a medição da acidez e a identificação das necessidades de fertilizantes, seguida pela aplicação de adubos naturais ou industrializados, observou-se um aumento na qualidade do plantio. Isso não apenas estimulou o interesse dos alunos pela prática agrícola, mas também proporcionou uma oportunidade única para aprofundar o entendimento dos conceitos de química dentro de um contexto real e relevante. Essa abordagem interdisciplinar não apenas enriquece a experiência de aprendizagem dos alunos, mas também os capacita a compreender melhor a interação entre a química e o meio ambiente, promovendo uma visão mais holística e sustentável do mundo ao seu redor."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID163_TB328_24032024100732.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELY LUCENA DE PONTES"
    "autor_nome_curto" => "MIRELY"
    "autor_email" => "mirely.pontes@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A interação entre a química e o meio ambiente é profunda e complexa. O estado ambiental, seja positivo ou negativo, muitas vezes está intrinsecamente ligado às transformações químicas que ocorrem em seu seio. Essas transformações abrangem uma variedade de aspectos, incluindo a saúde e fertilidade do solo, aspectos fundamentais para a sustentabilidade e equilíbrio do meio ambiente. Além disso, há uma série de outros fatores que influenciam e são influenciados pelas interações químicas no ambiente, destacando a importância crítica da compreensão e gestão cuidadosa desses processos para promover a conservação e preservação dos ecossistemas. Dada a relevância e os impactos da química no meio ambiente, este artigo propõe uma abordagem prática para integrar essa relação ao ensino em sala de aula, com foco em conteúdos de química que tenham relevância ambiental. Esta implementação visou alcançar um objetivo específico: introduzir a agricultura escolar. Através da avaliação do solo, incluindo a medição da acidez e a identificação das necessidades de fertilizantes, seguida pela aplicação de adubos naturais ou industrializados, observou-se um aumento na qualidade do plantio. Isso não apenas estimulou o interesse dos alunos pela prática agrícola, mas também proporcionou uma oportunidade única para aprofundar o entendimento dos conceitos de química dentro de um contexto real e relevante. Essa abordagem interdisciplinar não apenas enriquece a experiência de aprendizagem dos alunos, mas também os capacita a compreender melhor a interação entre a química e o meio ambiente, promovendo uma visão mais holística e sustentável do mundo ao seu redor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.