Este artigo descreve uma experiência de regência que se concentra no ensino de figuras geométricas planas no âmbito do Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. A abordagem teórica adotada baseou-se na metodologia de trabalho conhecida como lesson study ou estudos de aula. Durante um período de aproximadamente um mês, entre 21 de agosto e 18 de setembro de 2023, um total de 26 aulas, a 27 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II na Escola Augusto dos Anjos, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. O artigo concentra-se especificamente nas aulas 19 e 20. As mesmas se deram de forma expositiva, dialogada, utilizando a malha quadriculada como recurso didático para que na visão dos alunos fosse feito a construção da escola somente com polígonos e círculos. O uso da malha quadriculada para construir e revisar conceitos relacionados a figuras geométricas planas destacou a influência positiva desse recurso na aprendizagem do conteúdo ministrado em sala de aula, especialmente em preparação para uma avaliação bimestral. Este artigo enfatiza a relevância de promover a participação ativa dos alunos, pois quando os mesmos têm a oportunidade de interagir com a malha quadriculada, discutir com colegas, expressar suas perspectivas e dúvidas. Fica evidente que essas interações promovem uma compreensão mais aprofundada e sólida dos conceitos matemáticos envolvidos.