Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MOMENTOS DE REGÊNCIA: A MALHA QUADRICULADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106305
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 616
    "titulo" => "MOMENTOS DE REGÊNCIA: A MALHA QUADRICULADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "Este artigo descreve uma experiência de regência que se concentra no ensino de figuras geométricas planas no âmbito do Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. A abordagem teórica adotada baseou-se na metodologia de trabalho conhecida como lesson study ou estudos de aula. Durante um período de aproximadamente um mês, entre 21 de agosto e 18 de setembro de 2023, um total de 26 aulas, a 27 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II na Escola Augusto dos Anjos, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. O artigo concentra-se especificamente nas aulas 19 e 20. As mesmas se deram de forma expositiva, dialogada, utilizando a malha quadriculada como recurso didático para que na visão dos alunos fosse feito a construção da escola somente com polígonos e círculos. O uso da malha quadriculada para construir e revisar conceitos relacionados a figuras geométricas planas destacou a influência positiva desse recurso na aprendizagem do conteúdo ministrado em sala de aula, especialmente em preparação para uma avaliação bimestral. Este artigo enfatiza a relevância de promover a participação ativa dos alunos, pois quando os mesmos têm a oportunidade de interagir com a malha quadriculada, discutir com colegas, expressar suas perspectivas e dúvidas. Fica evidente que essas interações promovem uma compreensão mais aprofundada e sólida dos conceitos matemáticos envolvidos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID616_TB88_20022024215628.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADSON CUNHA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Jadson cunha do"
    "autor_email" => "jadsson.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106305
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 616
    "titulo" => "MOMENTOS DE REGÊNCIA: A MALHA QUADRICULADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "Este artigo descreve uma experiência de regência que se concentra no ensino de figuras geométricas planas no âmbito do Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. A abordagem teórica adotada baseou-se na metodologia de trabalho conhecida como lesson study ou estudos de aula. Durante um período de aproximadamente um mês, entre 21 de agosto e 18 de setembro de 2023, um total de 26 aulas, a 27 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II na Escola Augusto dos Anjos, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. O artigo concentra-se especificamente nas aulas 19 e 20. As mesmas se deram de forma expositiva, dialogada, utilizando a malha quadriculada como recurso didático para que na visão dos alunos fosse feito a construção da escola somente com polígonos e círculos. O uso da malha quadriculada para construir e revisar conceitos relacionados a figuras geométricas planas destacou a influência positiva desse recurso na aprendizagem do conteúdo ministrado em sala de aula, especialmente em preparação para uma avaliação bimestral. Este artigo enfatiza a relevância de promover a participação ativa dos alunos, pois quando os mesmos têm a oportunidade de interagir com a malha quadriculada, discutir com colegas, expressar suas perspectivas e dúvidas. Fica evidente que essas interações promovem uma compreensão mais aprofundada e sólida dos conceitos matemáticos envolvidos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID616_TB88_20022024215628.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADSON CUNHA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Jadson cunha do"
    "autor_email" => "jadsson.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este artigo descreve uma experiência de regência que se concentra no ensino de figuras geométricas planas no âmbito do Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. A abordagem teórica adotada baseou-se na metodologia de trabalho conhecida como lesson study ou estudos de aula. Durante um período de aproximadamente um mês, entre 21 de agosto e 18 de setembro de 2023, um total de 26 aulas, a 27 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II na Escola Augusto dos Anjos, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. O artigo concentra-se especificamente nas aulas 19 e 20. As mesmas se deram de forma expositiva, dialogada, utilizando a malha quadriculada como recurso didático para que na visão dos alunos fosse feito a construção da escola somente com polígonos e círculos. O uso da malha quadriculada para construir e revisar conceitos relacionados a figuras geométricas planas destacou a influência positiva desse recurso na aprendizagem do conteúdo ministrado em sala de aula, especialmente em preparação para uma avaliação bimestral. Este artigo enfatiza a relevância de promover a participação ativa dos alunos, pois quando os mesmos têm a oportunidade de interagir com a malha quadriculada, discutir com colegas, expressar suas perspectivas e dúvidas. Fica evidente que essas interações promovem uma compreensão mais aprofundada e sólida dos conceitos matemáticos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.