Tendo como referências a Constituição de 1.988 e a Lei 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional e a discussão da Política Nacional de Formação de Professores, que visa propor caminhos para superar a perspectiva reducionista de formação centrada nos processos de ensino e aprendizagem para ocupar-se também das relações humanas. O estudo tem como objetivo analisar o papel da atuação do estagiário da Residência Pedagógica (RP) como possível espaços de formação docente crítico-reflexiva e sua formação teórico-prática. Dentro desta perspectiva e dos estudos e debates feitos em sala de aula, surge um sentimento de pertencimento ao se abordar temáticas relacionadas ao Patrimônio Histórico, como ferramentas para a formação do significado do bem material e imaterial de uma determinada sociedade. Os estagiários despertaram nos alunos o desejo de melhor conhecer a história da linha férrea do brejo paraibano, fortalecendo o conhecimento deste Patrimônio Histórico. A pesquisa em questão apresenta sua metodologia com uma abordagem qualitativa e quantitativa e, a técnica usada inicia através de leituras e análises de textos estudados, visitas e entrevistas. Sua proposta é trazer uma reflexão sobre a importância e preservação do Patrimônio Histórico, ressaltando a relevância da preservação na memória e identidade histórica do brejo paraibano. Palavras-chave: Pertencimento; Preservação; Patrimônio.