Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPERIÊNCIAS INICIAIS DOCENTES SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106246
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 53
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS INICIAIS DOCENTES SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A formação inicial dialoga com práticas ressignificadas e as quais são capazes de habilitar o ser professor ao exercício da docência. Nesse sentido, as discussões empreendidas neste relato de experiência foram vivenciadas pelos residentes atuantes na escola municipal CEAI, na cidade de Campina Grande, em turmas de 7° e 9° ano. O contato com a sala de aula proporcionou diversas reflexões frente ao saber docente que estamos construindo no programa de Residência Pedagógica em se tratando da abordagem do ensino de leitura. Ancorados na perspectiva de Orlandi (2003), Possenti (1996), Geraldi (1984) e Mantoan (2015), dialogamos sobre a necessidade de um ensino de aproximação e capaz de dialogar com os contextos sociais nos quais nossos alunos estão inseridos. Palavras-chave: formação; leitura; prática; reflexão."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID53_TB4_13032024101458.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA  SOARES TOMAZ GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jehsoaares0309@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106246
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 53
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS INICIAIS DOCENTES SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A formação inicial dialoga com práticas ressignificadas e as quais são capazes de habilitar o ser professor ao exercício da docência. Nesse sentido, as discussões empreendidas neste relato de experiência foram vivenciadas pelos residentes atuantes na escola municipal CEAI, na cidade de Campina Grande, em turmas de 7° e 9° ano. O contato com a sala de aula proporcionou diversas reflexões frente ao saber docente que estamos construindo no programa de Residência Pedagógica em se tratando da abordagem do ensino de leitura. Ancorados na perspectiva de Orlandi (2003), Possenti (1996), Geraldi (1984) e Mantoan (2015), dialogamos sobre a necessidade de um ensino de aproximação e capaz de dialogar com os contextos sociais nos quais nossos alunos estão inseridos. Palavras-chave: formação; leitura; prática; reflexão."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID53_TB4_13032024101458.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA  SOARES TOMAZ GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jehsoaares0309@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A formação inicial dialoga com práticas ressignificadas e as quais são capazes de habilitar o ser professor ao exercício da docência. Nesse sentido, as discussões empreendidas neste relato de experiência foram vivenciadas pelos residentes atuantes na escola municipal CEAI, na cidade de Campina Grande, em turmas de 7° e 9° ano. O contato com a sala de aula proporcionou diversas reflexões frente ao saber docente que estamos construindo no programa de Residência Pedagógica em se tratando da abordagem do ensino de leitura. Ancorados na perspectiva de Orlandi (2003), Possenti (1996), Geraldi (1984) e Mantoan (2015), dialogamos sobre a necessidade de um ensino de aproximação e capaz de dialogar com os contextos sociais nos quais nossos alunos estão inseridos. Palavras-chave: formação; leitura; prática; reflexão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.