SILVA, Camila Soares Da. Relatório do residente. Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106365>. Acesso em: 20/11/2024 00:56
Este relato apresenta a experiência vivenciada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica em uma Escola Cidadã Integral da rede estadual de ensino, situada no município de Patos-PB, nas turmas dos 2° e 3° anos, do ensino médio, na disciplina de Matemática. Desse modo, o texto contempla aspectos como convívio escolar nas turmas, entre professor e aluno, além disso, atividades que foram realizadas nas aulas no contexto do “novo ensino médio’’ em vigor na rede e na escola-campo da RP. Nesse contexto, o texto compartilha também a experiência de um produto pedagógico trabalhado no 2o ano, voltado para geometria espacial e os poliedros de Platão, visto que, conforme observado na etapa inicial de investigação, aturmasentiamaisdificuldadenessecampodamatemática.Essetrabalhoteve o intuito de trabalhar o conhecimento de uma forma diferente e dinâmica, pois os alunos fizeram a construção dos poliedros com material palpável, assim ajudando a ter um melhor entendimento sobre o conteúdo além de proporcionar o engajamento e participação destes nas aulas. A experiência de ter o contato com a sala de aula e exercer a docência, de forma colaborativa, no processo de formação na graduação é uma oportunidade e uma vivência ímpar, sendo de total relevância para a formação do futuro professor(a), nesse caso, de Matemática.