A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106424 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 108 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "Ser residente durante um curso de nível superior é uma etapa crucial para a formação profissional e pessoal dos discentes, que possibilita habilidades e experiências necessárias para o desenvolvimento da profissão para a qual está sendo formado. Diante desses aspectos, o relato a seguir visa destacar experiências vivenciadas durante a residência pedagógica, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A residência pedagógica ocorreu em aulas de Física para turmas de 2° e 3° anos do ensino médio na ECIT Dr. Elpídio de Almeida da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande - PB. Durante o projeto foram vivenciados períodos de formação, incluindo preparação para sala de aula, análise documental, observação do ambiente escolar e abordagens metodológicas que estavam sendo utilizadas, além do período de regência; o relato possui uma abordagem qualitativa, como também uma análise crítica destacando a relevância dessa vivência no campo educacional. Pode-se concluir que a imersão do discente no ambiente educacional é crucial para o desenvolvimento de uma abordagem prática no exercício da profissão escolhida, no caso de discente em física, preparando-o de uma forma abrangente para possíveis desafios e frustrações, em que desperta a resiliência e a capacidade de lidar com situações adversas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID108_TB211_14032024141927.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDALVA IZIDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LINDALVA" "autor_email" => "lindalvaizidro30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106424 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 108 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "Ser residente durante um curso de nível superior é uma etapa crucial para a formação profissional e pessoal dos discentes, que possibilita habilidades e experiências necessárias para o desenvolvimento da profissão para a qual está sendo formado. Diante desses aspectos, o relato a seguir visa destacar experiências vivenciadas durante a residência pedagógica, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A residência pedagógica ocorreu em aulas de Física para turmas de 2° e 3° anos do ensino médio na ECIT Dr. Elpídio de Almeida da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande - PB. Durante o projeto foram vivenciados períodos de formação, incluindo preparação para sala de aula, análise documental, observação do ambiente escolar e abordagens metodológicas que estavam sendo utilizadas, além do período de regência; o relato possui uma abordagem qualitativa, como também uma análise crítica destacando a relevância dessa vivência no campo educacional. Pode-se concluir que a imersão do discente no ambiente educacional é crucial para o desenvolvimento de uma abordagem prática no exercício da profissão escolhida, no caso de discente em física, preparando-o de uma forma abrangente para possíveis desafios e frustrações, em que desperta a resiliência e a capacidade de lidar com situações adversas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID108_TB211_14032024141927.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDALVA IZIDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LINDALVA" "autor_email" => "lindalvaizidro30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }