O advento das novas perspectivas acerca do documento histórico e as tendências pedagógicas contribuíram para inserção de novas ferramentas, permeando pelo uso de variadas formas de linguagem e aparato tecnológico. O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do uso do cinema enquanto possibilidade didática no processo de ensino e aprendizagem de História viabilizada pela tecnologia, partindo do pressuposto dos filmes enquanto linguagem visual para análise historiográfica e pedagógica. Considerando sua popularidade na perspectiva de entretenimento e lazer, a adequação do universo cinematográfico para sala de aula desperta determinado interesse e descontração ao passo que as imagens em movimento favorecem a representação do evento alinhado aos objetivos, competências e habilidades didáticas específicas. Neste sentido, a pesquisa de cunho bibliográfico e prático, descreve o processo desenvolvido durante a Residência Pedagógica nos anos finais do Ensino Fundamental II com a exibição do filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin como recurso audiovisual da Revolução Industrial, servindo enquanto fonte histórica para análise da sociedade conciliada a formação interpretativa e crítica fomentada pela concretização imagética do passado histórico, sem tomá-lo como cenário totalmente fiel a realidade. O aluno pode compreender as implicações que os eventos históricos possuem em sua realidade. Para tanto, apoia-se no levantamento de perspectivas teóricas sobre o cinema ao ofício do historiador e apontamentos didáticos ao ensino de história, com a defesa de que novos recursos didáticos favorecem a condução de conhecimento ao compreender a obra e sua representação social, política e cultural.