A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NO 7° ANO: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106405 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 215 "titulo" => "A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NO 7° ANO: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A educação, como a natureza que transforma uma lagarta em uma borboleta, enfrenta uma metamorfose contínua para atender às necessidades do século XXI. Assim como a borboleta emerge das sombras como uma criatura radiante e alada, a escola busca liberar o potencial dos alunos. Neste contexto, a aplicação de metodologias ativas na residência pedagógica em aulas de Geografia para o 7º ano na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira representa o epicentro dessa transformação. A residência pedagógica é uma fase crucial na formação de futuros educadores, um momento em que teoria e prática se entrelaçam. Incorporar metodologias ativas nas aulas de Geografia para a turma do 7º ano é como desvendar as asas da borboleta, permitindo que os alunos voem para novos horizontes de aprendizado. A utilização de quiz interativos, músicas que exploram conceitos geográficos e maquetes tridimensionais estimula o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais envolvente. O aprendizado colaborativo, onde os estudantes trabalham juntos para resolver problemas geográficos do mundo real, não apenas fortalece o compromisso dos alunos, mas também os prepara para aplicar o conhecimento em situações práticas. A residência pedagógica, enriquecida com metodologias ativas, se torna o terreno fértil onde as sementes do conhecimento germinam e florescem. Prepara os futuros cidadãos com as habilidades críticas necessárias para compreender e enfrentar as complexidades do mundo que os rodeia. Este artigo destaca a importância dessas práticas na criação de uma educação significativa e adaptada ao século XXI, capacitando os alunos para se tornarem cidadãos críticos e atentos ao ambiente que os cerca." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID215_TB192_13032024193622.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA MONIQUE PEREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Barbosa" "autor_email" => "nubia.barbosa@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106405 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 215 "titulo" => "A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NO 7° ANO: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A educação, como a natureza que transforma uma lagarta em uma borboleta, enfrenta uma metamorfose contínua para atender às necessidades do século XXI. Assim como a borboleta emerge das sombras como uma criatura radiante e alada, a escola busca liberar o potencial dos alunos. Neste contexto, a aplicação de metodologias ativas na residência pedagógica em aulas de Geografia para o 7º ano na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira representa o epicentro dessa transformação. A residência pedagógica é uma fase crucial na formação de futuros educadores, um momento em que teoria e prática se entrelaçam. Incorporar metodologias ativas nas aulas de Geografia para a turma do 7º ano é como desvendar as asas da borboleta, permitindo que os alunos voem para novos horizontes de aprendizado. A utilização de quiz interativos, músicas que exploram conceitos geográficos e maquetes tridimensionais estimula o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais envolvente. O aprendizado colaborativo, onde os estudantes trabalham juntos para resolver problemas geográficos do mundo real, não apenas fortalece o compromisso dos alunos, mas também os prepara para aplicar o conhecimento em situações práticas. A residência pedagógica, enriquecida com metodologias ativas, se torna o terreno fértil onde as sementes do conhecimento germinam e florescem. Prepara os futuros cidadãos com as habilidades críticas necessárias para compreender e enfrentar as complexidades do mundo que os rodeia. Este artigo destaca a importância dessas práticas na criação de uma educação significativa e adaptada ao século XXI, capacitando os alunos para se tornarem cidadãos críticos e atentos ao ambiente que os cerca." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID215_TB192_13032024193622.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA MONIQUE PEREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Barbosa" "autor_email" => "nubia.barbosa@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }