Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

IMPLEMENTAÇÃO DA ABP NO ENSINO MÉDIO: PROJETO PIBID NA ESCOLA DR. TERCÍLIO TEIXEIRA DA CRUZ

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106277
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 411
    "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DA ABP NO ENSINO MÉDIO: PROJETO PIBID NA ESCOLA DR. TERCÍLIO TEIXEIRA DA CRUZ"
    "resumo" => "O presente módulo de intervenção faz parte do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e tem como principal objetivo a aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino médio da Escola Cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, localizada em Tacima-PB. Este projeto é desenvolvido sob a orientação do professor Davi Sousa Teixeira de Lima e foca especificamente nos conteúdos relacionados à ondulatória. Nossa abordagem pedagógica começa com o fornecimento de materiais de estudo prévio, projetados para auxiliar os estudantes na preparação para as sessões de aplicação da ABP na primeira parte deste módulo. Esses materiais prévios visam capacitar os alunos com conhecimentos fundamentais, proporcionando-lhes uma base sólida para resolver problemas. O processo de ABP na primeira parte do módulo é dividido em cinco encontros, cada um deles dedicado à resolução de seis a cinco problemas relacionados aos conceitos de ondulatória. Durante esses encontros, os alunos são desafiados a aplicar o conhecimento adquirido nos materiais prévios para solucionar problemas reais. Essa abordagem visa estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. É importante ressaltar que este é um trabalho em execução, e estamos aplicando a primeira parte do módulo agora. Planejamos aplicar a segunda parte, que poderá ser ABP ou outra metodologia ativa, no início do ano que vem. O objetivo final é que, ao término do projeto, os alunos tenham uma compreensão sólida dos princípios da ondulatória e sejam capazes de aplicá-los de maneira prática em diversas situações. Além disso, esperamos que essa abordagem estimule o interesse dos alunos pela disciplina e promova um aprendizado mais significativo e duradouro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID411_TB46_24102023212644.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMOM CLAUDINO ROQUE"
    "autor_nome_curto" => "RAMOM"
    "autor_email" => "ramom.roque@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106277
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 411
    "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DA ABP NO ENSINO MÉDIO: PROJETO PIBID NA ESCOLA DR. TERCÍLIO TEIXEIRA DA CRUZ"
    "resumo" => "O presente módulo de intervenção faz parte do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e tem como principal objetivo a aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino médio da Escola Cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, localizada em Tacima-PB. Este projeto é desenvolvido sob a orientação do professor Davi Sousa Teixeira de Lima e foca especificamente nos conteúdos relacionados à ondulatória. Nossa abordagem pedagógica começa com o fornecimento de materiais de estudo prévio, projetados para auxiliar os estudantes na preparação para as sessões de aplicação da ABP na primeira parte deste módulo. Esses materiais prévios visam capacitar os alunos com conhecimentos fundamentais, proporcionando-lhes uma base sólida para resolver problemas. O processo de ABP na primeira parte do módulo é dividido em cinco encontros, cada um deles dedicado à resolução de seis a cinco problemas relacionados aos conceitos de ondulatória. Durante esses encontros, os alunos são desafiados a aplicar o conhecimento adquirido nos materiais prévios para solucionar problemas reais. Essa abordagem visa estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. É importante ressaltar que este é um trabalho em execução, e estamos aplicando a primeira parte do módulo agora. Planejamos aplicar a segunda parte, que poderá ser ABP ou outra metodologia ativa, no início do ano que vem. O objetivo final é que, ao término do projeto, os alunos tenham uma compreensão sólida dos princípios da ondulatória e sejam capazes de aplicá-los de maneira prática em diversas situações. Além disso, esperamos que essa abordagem estimule o interesse dos alunos pela disciplina e promova um aprendizado mais significativo e duradouro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID411_TB46_24102023212644.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMOM CLAUDINO ROQUE"
    "autor_nome_curto" => "RAMOM"
    "autor_email" => "ramom.roque@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente módulo de intervenção faz parte do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e tem como principal objetivo a aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino médio da Escola Cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, localizada em Tacima-PB. Este projeto é desenvolvido sob a orientação do professor Davi Sousa Teixeira de Lima e foca especificamente nos conteúdos relacionados à ondulatória. Nossa abordagem pedagógica começa com o fornecimento de materiais de estudo prévio, projetados para auxiliar os estudantes na preparação para as sessões de aplicação da ABP na primeira parte deste módulo. Esses materiais prévios visam capacitar os alunos com conhecimentos fundamentais, proporcionando-lhes uma base sólida para resolver problemas. O processo de ABP na primeira parte do módulo é dividido em cinco encontros, cada um deles dedicado à resolução de seis a cinco problemas relacionados aos conceitos de ondulatória. Durante esses encontros, os alunos são desafiados a aplicar o conhecimento adquirido nos materiais prévios para solucionar problemas reais. Essa abordagem visa estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. É importante ressaltar que este é um trabalho em execução, e estamos aplicando a primeira parte do módulo agora. Planejamos aplicar a segunda parte, que poderá ser ABP ou outra metodologia ativa, no início do ano que vem. O objetivo final é que, ao término do projeto, os alunos tenham uma compreensão sólida dos princípios da ondulatória e sejam capazes de aplicá-los de maneira prática em diversas situações. Além disso, esperamos que essa abordagem estimule o interesse dos alunos pela disciplina e promova um aprendizado mais significativo e duradouro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.