A residência pedagógica é uma etapa fundamental na formação de um professor, pois permite vivenciar o ambiente educacional de forma mais intensa e prática. A residência desenvolvida na Escola José Leite de Sousa (ECIT), em Monteiro-PB, teve como objetivo criar ambientes de aprendizado que estimulam a construção ativa do conhecimento pelos alunos, adaptando-se às suas necessidades e características individuais, baseando-se na Teoria Construtivista, desenvolvida por teóricos como Jean Piaget e Lev Vygotsky. Os procedimentos adotados para o desenvolvimento das aulas incluíram métodos tradicionais, como o uso do quadro para resolver exercícios e esclarecer dúvidas, e métodos tecnológicos para explorar o conteúdo de forma visualmente envolvente e evitar monotonia. Foram integrados três aplicativos nas aulas: Mathigon, Geogebra e Gamma, com o intuito de tornar o conteúdo mais atrativo. A integração desses recursos apresentou resultados positivos no aprendizado dos alunos e possibilitou uma maior interação, engajamento e personalização do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos desenvolvessem habilidades cognitivas e sociais de forma mais eficaz.