SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO AUXILIO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO NO ENSINO DE FÍSICA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106637 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO AUXILIO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo explanar a aplicação da temática três leis de Newton, através de uma sequência didática, na Escola Estadual Targino Pereira. A sequência corresponde a conjunto de atividades articuladas juntamente com a professora perceptora Ângela Maria e com o coordenador local do PIBID (Programa de Iniciação à Docência Pedagógica) na UEPB-CAMPUS-VIII, que buscam planejar atividades que atinja o desenvolvimento do aluno, permitindo que ele desperte o interesse e a curiosidade pelo o ensino de física. A metodologia escolhida para a construção da sequência foram três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti, para que pudéssemos desenvolver problematizações, nos permitindo ensinar os alunos a importância da organização de conteúdos como meio facilitador para aprendizagem, e aplicar esse conhecimento em seu cotidiano através da problemáticas trabalhadas. Diante dessa prática que segue num processo de aplicação em sala de aula, pudemos perceber que a aula expositiva-diálogada juntamente com práticas dinâmicas que a metodologia proporciona na evolução de bons resultados, resultados esses que se evidenciam a cada encontro, despertando maior interesse dos alunos e consequentemente maior participação dos estudantes em relação ao conteúdo, as práticas e as atividades propostas, o que indica uma boa estratégia de aplicação e permite que os alunos sejam os protagonistas da sua formação acadêmica e do seu conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID360_TB438_25032024163216.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA BEZERRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Maria Cristina" "autor_email" => "maracristina1504@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106637 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO AUXILIO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo explanar a aplicação da temática três leis de Newton, através de uma sequência didática, na Escola Estadual Targino Pereira. A sequência corresponde a conjunto de atividades articuladas juntamente com a professora perceptora Ângela Maria e com o coordenador local do PIBID (Programa de Iniciação à Docência Pedagógica) na UEPB-CAMPUS-VIII, que buscam planejar atividades que atinja o desenvolvimento do aluno, permitindo que ele desperte o interesse e a curiosidade pelo o ensino de física. A metodologia escolhida para a construção da sequência foram três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti, para que pudéssemos desenvolver problematizações, nos permitindo ensinar os alunos a importância da organização de conteúdos como meio facilitador para aprendizagem, e aplicar esse conhecimento em seu cotidiano através da problemáticas trabalhadas. Diante dessa prática que segue num processo de aplicação em sala de aula, pudemos perceber que a aula expositiva-diálogada juntamente com práticas dinâmicas que a metodologia proporciona na evolução de bons resultados, resultados esses que se evidenciam a cada encontro, despertando maior interesse dos alunos e consequentemente maior participação dos estudantes em relação ao conteúdo, as práticas e as atividades propostas, o que indica uma boa estratégia de aplicação e permite que os alunos sejam os protagonistas da sua formação acadêmica e do seu conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID360_TB438_25032024163216.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA BEZERRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Maria Cristina" "autor_email" => "maracristina1504@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }