A literatura é um componente primordial para a formação do estudante de ensino médio; contudo, em virtude de sua inserção dentro dos estudos da disciplina de língua portuguesa, muitas vezes o professor é condicionado a desenvolver atividades em detrimento de autores específicos e a partir de fragmentos, o que possibilita um impacto negativo em conteúdos que poderiam ser explorados de diferentes formas em sala de aula. Dito isso, neste documento são expostas experiências vivenciadas no contexto de ensino sobre Vanguardas Europeias, a partir de um estudo articulado entre arte e literatura. Com essa temática, toma-se como base a aplicação de sequências didáticas desenvolvidas em aulas de língua portuguesa em turmas de segunda série, de uma escola de ensino médio técnico de tempo integral, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da CAPES, por residentes da Universidade Estadual da Paraíba, Campus IV. Para isso, a metodologia adotada contou com a abordagem de práticas de ensino que promovam a interação no processo de construção da aprendizagem, possibilitando maior diálogo entre todos os envolvidos em sala de aula. A partir desta estratégia didática, os resultados alcançados com a experiência artística favorecem a discussão sobre a adoção de práticas de ensino em que o professor mobilize os estudantes a produzirem materiais em sala que possam ter mais significado a sua aprendizagem e isso está associado, também, a inclusão de perspectivas de ensino e formação docente inovadoras.