Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC'S) NO ENSINO DE GEOGRAFIA.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106510
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 419
    "titulo" => "INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC'S) NO ENSINO DE GEOGRAFIA."
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe consigo uma aceleração na implementação das tecnologias digitais na área da educação, o que resultou em mudanças drásticas no cenário educacional. A pedagogia digital, como parte integrante da chamada “Era Digital na Educação", reconhece o potencial dessas tecnologias para aprimorar a qualidade do ensino e proporcionar experiências educacionais mais envolventes e eficientes. Este estudo teve como objetivo verificar e comparar a eficácia da utilização dessas ferramentas digitais e gamificação em sala de aula, em comparação com os métodos tradicionais de ensino. Vídeos educacionais, apresentações dinâmicas e visuais tornam os conceitos abstratos mais tangíveis e compreensíveis. A visualização por meio de recursos multimídia facilita a assimilação do conhecimento, especialmente para alunos que aprendem melhor de maneira visual ou auditiva. Com a introdução dessas inovadoras ferramentas em sala de aula, observou-se um aumento significativo na motivação dos alunos. Isso se deve à oferta de uma ampla variedade de recursos multimídia, como vídeos interativos, quizzes e criação de pôsteres interativos. Foram utilizadas diversas ferramentas para isso: Canva, Kahoot, Google Earth, Padlet. A incorporação desses elementos digitais proporciona um ambiente no qual os alunos podem explorar, experimentar e construir conhecimento de maneira significativa, alinhando-se aos princípios do construtivismo. A integração das tecnologias em sala de aula é baseada em diversas teorias educacionais que enfatizam a construção ativa do conhecimento, a aprendizagem colaborativa, e a motivação dos alunos. Portanto, quando os educadores utilizam as tecnologias de forma estratégica e planejada, eles podem proporcionar experiências de aprendizagem valiosa possibilitam a criação de ambientes de aprendizagem inovadores que capacitam os alunos a desenvolverem habilidades essenciais para um melhor aproveitamento educacional. As tecnologias não podem ser vistas como vilãs, mas sim aliadas fundamentais na construção do futuro da educação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID419_TB302_15032024222907.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO VITORINO DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANTONIO"
    "autor_email" => "newcomet.conductor.marcos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106510
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 419
    "titulo" => "INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC'S) NO ENSINO DE GEOGRAFIA."
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe consigo uma aceleração na implementação das tecnologias digitais na área da educação, o que resultou em mudanças drásticas no cenário educacional. A pedagogia digital, como parte integrante da chamada “Era Digital na Educação", reconhece o potencial dessas tecnologias para aprimorar a qualidade do ensino e proporcionar experiências educacionais mais envolventes e eficientes. Este estudo teve como objetivo verificar e comparar a eficácia da utilização dessas ferramentas digitais e gamificação em sala de aula, em comparação com os métodos tradicionais de ensino. Vídeos educacionais, apresentações dinâmicas e visuais tornam os conceitos abstratos mais tangíveis e compreensíveis. A visualização por meio de recursos multimídia facilita a assimilação do conhecimento, especialmente para alunos que aprendem melhor de maneira visual ou auditiva. Com a introdução dessas inovadoras ferramentas em sala de aula, observou-se um aumento significativo na motivação dos alunos. Isso se deve à oferta de uma ampla variedade de recursos multimídia, como vídeos interativos, quizzes e criação de pôsteres interativos. Foram utilizadas diversas ferramentas para isso: Canva, Kahoot, Google Earth, Padlet. A incorporação desses elementos digitais proporciona um ambiente no qual os alunos podem explorar, experimentar e construir conhecimento de maneira significativa, alinhando-se aos princípios do construtivismo. A integração das tecnologias em sala de aula é baseada em diversas teorias educacionais que enfatizam a construção ativa do conhecimento, a aprendizagem colaborativa, e a motivação dos alunos. Portanto, quando os educadores utilizam as tecnologias de forma estratégica e planejada, eles podem proporcionar experiências de aprendizagem valiosa possibilitam a criação de ambientes de aprendizagem inovadores que capacitam os alunos a desenvolverem habilidades essenciais para um melhor aproveitamento educacional. As tecnologias não podem ser vistas como vilãs, mas sim aliadas fundamentais na construção do futuro da educação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID419_TB302_15032024222907.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO VITORINO DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANTONIO"
    "autor_email" => "newcomet.conductor.marcos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo uma aceleração na implementação das tecnologias digitais na área da educação, o que resultou em mudanças drásticas no cenário educacional. A pedagogia digital, como parte integrante da chamada “Era Digital na Educação", reconhece o potencial dessas tecnologias para aprimorar a qualidade do ensino e proporcionar experiências educacionais mais envolventes e eficientes. Este estudo teve como objetivo verificar e comparar a eficácia da utilização dessas ferramentas digitais e gamificação em sala de aula, em comparação com os métodos tradicionais de ensino. Vídeos educacionais, apresentações dinâmicas e visuais tornam os conceitos abstratos mais tangíveis e compreensíveis. A visualização por meio de recursos multimídia facilita a assimilação do conhecimento, especialmente para alunos que aprendem melhor de maneira visual ou auditiva. Com a introdução dessas inovadoras ferramentas em sala de aula, observou-se um aumento significativo na motivação dos alunos. Isso se deve à oferta de uma ampla variedade de recursos multimídia, como vídeos interativos, quizzes e criação de pôsteres interativos. Foram utilizadas diversas ferramentas para isso: Canva, Kahoot, Google Earth, Padlet. A incorporação desses elementos digitais proporciona um ambiente no qual os alunos podem explorar, experimentar e construir conhecimento de maneira significativa, alinhando-se aos princípios do construtivismo. A integração das tecnologias em sala de aula é baseada em diversas teorias educacionais que enfatizam a construção ativa do conhecimento, a aprendizagem colaborativa, e a motivação dos alunos. Portanto, quando os educadores utilizam as tecnologias de forma estratégica e planejada, eles podem proporcionar experiências de aprendizagem valiosa possibilitam a criação de ambientes de aprendizagem inovadores que capacitam os alunos a desenvolverem habilidades essenciais para um melhor aproveitamento educacional. As tecnologias não podem ser vistas como vilãs, mas sim aliadas fundamentais na construção do futuro da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.