O ensino de física enfrenta o desafio do desinteresse dos alunos, que veem a disciplina como difícil e sem aplicação no cotidiano. Para superar esse problema, é preciso repensar as práticas educacionais e formar professores capacitados para trabalhar com metodologias que coloquem o aluno no centro da aprendizagem e desenvolvam sua cidadania crítica. Este artigo consiste em apresentar um relato de atividades do PIBID, desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em física da UEPB, partindo desde a elaboração do projeto passando pela construção de uma sequência de ensino que atenda as exigências para a formação dos alunos até a realização das atividades iniciais. Um relato de construção de uma experiência transformadora na formação docente. Assim, baseando-se nessa necessidade de o ensino ser centrado no aluno, resolvemos utilizar a abordagem de resolução de problemas para ensinar conteúdos específicos de física a uma turma do 9° ano na disciplina de ciências. Essa turma vivenciará a metodologia da aprendizagem baseada em problema (ABP) em um bimestre inteiro. Como esse fim, criamos problemas relacionados à realidade dos alunos e estimulamos o estudo autônomo dos mesmos. Como resultado elaboramos uma sequência de ensino baseada em problemas para abordar três assuntos de física em um bimestre, além disso, nos primeiros contatos com a sala de aula, observamos fatos interessantes na apresentação do projeto que iríamos desenvolver. Alguns alunos demonstraram interesse pela metodologia, que oferecia a oportunidade de sair do modelo tradicional de aula.