DESENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106506 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 265 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA" "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual da Paraíba Matemática Campus Campina Grande CAPES Edital 2022 sobre o desenvolvimento e participação de estudantes autistas nas aulas de Matemática. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para a pesquisa e planejamento de aulas de forma colaborativa durante o Eixo 2 do Módulo II do nosso subprojeto. A regência em questão se deu com 30 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Padre Antonino, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 21 de agosto e 20 de setembro de 2023, totalizando em 15 aulas. Os conteúdos matemáticos trabalhados em nossa regência foram razão e proporção, segmentos de retas proporcionais, Teorema de Tales, semelhança de triângulos e o Teorema de Tales aplicado nos triângulos. Relatamos nesse artigo, ao longo de nossa regência, sobre três estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em especial, nos debruçamos no desenvolvimento e atuação em sala de aula de um dos três estudantes. Tal estudante com TEA nos impressionou devido a plena participação em sala de aula, inclusive indo ao quadro resolver as questões propostas. A partir de nossa experiência de regência, entendemos a importância e relevância da Educação Matemática Inclusiva." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID265_TB297_15032024214309.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabriel.santos.sousa@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106506 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 265 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA" "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual da Paraíba Matemática Campus Campina Grande CAPES Edital 2022 sobre o desenvolvimento e participação de estudantes autistas nas aulas de Matemática. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para a pesquisa e planejamento de aulas de forma colaborativa durante o Eixo 2 do Módulo II do nosso subprojeto. A regência em questão se deu com 30 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Padre Antonino, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 21 de agosto e 20 de setembro de 2023, totalizando em 15 aulas. Os conteúdos matemáticos trabalhados em nossa regência foram razão e proporção, segmentos de retas proporcionais, Teorema de Tales, semelhança de triângulos e o Teorema de Tales aplicado nos triângulos. Relatamos nesse artigo, ao longo de nossa regência, sobre três estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em especial, nos debruçamos no desenvolvimento e atuação em sala de aula de um dos três estudantes. Tal estudante com TEA nos impressionou devido a plena participação em sala de aula, inclusive indo ao quadro resolver as questões propostas. A partir de nossa experiência de regência, entendemos a importância e relevância da Educação Matemática Inclusiva." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID265_TB297_15032024214309.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabriel.santos.sousa@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }