EXPLORANDO A TEMÁTICA “ORIGEM DO COSMO E A VIDA NO UNIVERSO”: UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEDA EM PROJETOS
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106585 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 670 "titulo" => "EXPLORANDO A TEMÁTICA “ORIGEM DO COSMO E A VIDA NO UNIVERSO”: UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEDA EM PROJETOS" "resumo" => "O projeto realizado, teve como objetivo desenvolver práticas educativa por meio de metodologias ativas, “Aprendizagem Baseada em Projetos” (ABP), de maneira interdisciplinar, em uma Escola Cidadã Integral e Técnica, no Município de Araruna – PB. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual buscamos fazer uso de ferramentas tecnologias, material áudio visual, livros, filmes e reportagens, com o propósito de auxiliar os estudantes e professor(a), no processo de ensino e aprendizagem. As histórias em quadrinhos (HQ), tem como foco propor diversão e informação para o leitor, de maneira lúdica e criativa. Sua linguagem universal tem influenciado a formação cultural de várias gerações. Durante a aplicação e desenvolvimentos das atividades, também preparamos nossos estudantes para as Olímpiadas Brasileira de Astronomia (OBA) e Amostra de Foguetes (MOBFOG). Dado esse potencial, este projeto teve como foco a criação e aplicação de uma Sequência de Ensino, fazendo uso de ABP, no qual construímos cenas de ficção cientifica para a montagem do Gibi, nosso produto, e preparamos os estudantes para as Olimpiadas (OBA) e (MOBFOG), no qual conquistamos um total de 12 medalhas em ambas as olímpiadas. Os conteúdos trabalhados, foram voltados para o tema: Cosmologia e Gravitação Universal de Newton, todos apresentados com uso de ABP e Resolução de Problemas. A Sequência de Ensino, foi constituía e desenvolvida com alunos do 1° ano do Ensino Médio, com duração de 16 encontros, totalizando 32 aulas de 50 minutos. Destacamos a participação dos estudantes nas discussões e nas tarefas realizadas dentro e fora da sala de aula, geraram resultados em forma de relato de experiência, demostrando que o uso de ABP, se propõe a ser uma metodologia importante na construção de conceitos no Ensino de Física, permitindo aos estudantes, envolvimento e colaboração no processo de aprendizagem, fazendo-os refletir em cada tarefa proposta de maneira crítica e participativa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID670_TB386_24032024173217.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANIA CHIRLY ALVES NEVES" "autor_nome_curto" => "JORDANIA" "autor_email" => "jchirlyneves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106585 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 670 "titulo" => "EXPLORANDO A TEMÁTICA “ORIGEM DO COSMO E A VIDA NO UNIVERSO”: UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEDA EM PROJETOS" "resumo" => "O projeto realizado, teve como objetivo desenvolver práticas educativa por meio de metodologias ativas, “Aprendizagem Baseada em Projetos” (ABP), de maneira interdisciplinar, em uma Escola Cidadã Integral e Técnica, no Município de Araruna – PB. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual buscamos fazer uso de ferramentas tecnologias, material áudio visual, livros, filmes e reportagens, com o propósito de auxiliar os estudantes e professor(a), no processo de ensino e aprendizagem. As histórias em quadrinhos (HQ), tem como foco propor diversão e informação para o leitor, de maneira lúdica e criativa. Sua linguagem universal tem influenciado a formação cultural de várias gerações. Durante a aplicação e desenvolvimentos das atividades, também preparamos nossos estudantes para as Olímpiadas Brasileira de Astronomia (OBA) e Amostra de Foguetes (MOBFOG). Dado esse potencial, este projeto teve como foco a criação e aplicação de uma Sequência de Ensino, fazendo uso de ABP, no qual construímos cenas de ficção cientifica para a montagem do Gibi, nosso produto, e preparamos os estudantes para as Olimpiadas (OBA) e (MOBFOG), no qual conquistamos um total de 12 medalhas em ambas as olímpiadas. Os conteúdos trabalhados, foram voltados para o tema: Cosmologia e Gravitação Universal de Newton, todos apresentados com uso de ABP e Resolução de Problemas. A Sequência de Ensino, foi constituía e desenvolvida com alunos do 1° ano do Ensino Médio, com duração de 16 encontros, totalizando 32 aulas de 50 minutos. Destacamos a participação dos estudantes nas discussões e nas tarefas realizadas dentro e fora da sala de aula, geraram resultados em forma de relato de experiência, demostrando que o uso de ABP, se propõe a ser uma metodologia importante na construção de conceitos no Ensino de Física, permitindo aos estudantes, envolvimento e colaboração no processo de aprendizagem, fazendo-os refletir em cada tarefa proposta de maneira crítica e participativa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID670_TB386_24032024173217.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANIA CHIRLY ALVES NEVES" "autor_nome_curto" => "JORDANIA" "autor_email" => "jchirlyneves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }