O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Física desempenha um papel crucial na formação de professores ao proporcionar uma abordagem que integra teoria e prática de forma coesa. Ao permitir que os estudantes de licenciatura vivenciem o ambiente da sala de aula desde os primeiros anos da graduação, o PIBID contribui para uma formação mais completa e contextualizada, desenvolvendo competências pedagógicas essenciais e fortalecendo a decisão de seguir na carreira docente. A orientação por professores experientes, a implementação de projetos inovadores e a colaboração entre a universidade e as escolas de ensino médio enriquecem ainda mais essa experiência, contribuindo para pro?ssionais quali?cados e comprometidos com a qualidade do ensino de Física nas escolas. Desse modo este trabalho trata-se de um relato de experiência da produção e aplicação de duas sequências didáticas que foram desenvolvidas durante o subprojeto do PIBID. As sequências possuíram metodologias, conteúdos e turmas distintas. O ponto similar entre as sequências foi o fato de que ambas as turmas se tratavam de turmas do turno noite, o que possibilitou a busca por explorar as metodologias para se adequarem melhor a realidade dos estudantes e uma experiência mais voltada para o público de jovens e adultos.