RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DA ELETROSTÁTICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106629 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 430 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DA ELETROSTÁTICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Física desempenha um papel crucial na formação de professores ao proporcionar uma abordagem que integra teoria e prática de forma coesa. Ao permitir que os estudantes de licenciatura vivenciem o ambiente da sala de aula desde os primeiros anos da graduação, o PIBID contribui para uma formação mais completa e contextualizada, desenvolvendo competências pedagógicas essenciais e fortalecendo a decisão de seguir na carreira docente. A orientação por professores experientes, a implementação de projetos inovadores e a colaboração entre a universidade e as escolas de ensino médio enriquecem ainda mais essa experiência, contribuindo para pro?ssionais quali?cados e comprometidos com a qualidade do ensino de Física nas escolas. Desse modo este trabalho trata-se de um relato de experiência da produção e aplicação de duas sequências didáticas que foram desenvolvidas durante o subprojeto do PIBID. As sequências possuíram metodologias, conteúdos e turmas distintas. O ponto similar entre as sequências foi o fato de que ambas as turmas se tratavam de turmas do turno noite, o que possibilitou a busca por explorar as metodologias para se adequarem melhor a realidade dos estudantes e uma experiência mais voltada para o público de jovens e adultos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID212_TB430_25032024143010.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.vitoria.oliveira@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106629 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 430 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DA ELETROSTÁTICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Física desempenha um papel crucial na formação de professores ao proporcionar uma abordagem que integra teoria e prática de forma coesa. Ao permitir que os estudantes de licenciatura vivenciem o ambiente da sala de aula desde os primeiros anos da graduação, o PIBID contribui para uma formação mais completa e contextualizada, desenvolvendo competências pedagógicas essenciais e fortalecendo a decisão de seguir na carreira docente. A orientação por professores experientes, a implementação de projetos inovadores e a colaboração entre a universidade e as escolas de ensino médio enriquecem ainda mais essa experiência, contribuindo para pro?ssionais quali?cados e comprometidos com a qualidade do ensino de Física nas escolas. Desse modo este trabalho trata-se de um relato de experiência da produção e aplicação de duas sequências didáticas que foram desenvolvidas durante o subprojeto do PIBID. As sequências possuíram metodologias, conteúdos e turmas distintas. O ponto similar entre as sequências foi o fato de que ambas as turmas se tratavam de turmas do turno noite, o que possibilitou a busca por explorar as metodologias para se adequarem melhor a realidade dos estudantes e uma experiência mais voltada para o público de jovens e adultos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID212_TB430_25032024143010.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.vitoria.oliveira@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }