O trabalho "Utilização de Metodologias Ativas no Ensino de Física: Experiências em Escolas da Paraíba" apresenta uma abordagem prática e inovadora para o ensino de Física, destacando a importância da aplicação de metodologias ativas no processo educacional. Com base no referencial teórico-metodológico do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica, o estudo visa fortalecer a relação entre teoria e prática na formação de educadores, proporcionando uma vivência prática e interativa dos conceitos abordados. Os principais resultados obtidos demonstram que a utilização de metodologias ativas, como experimentos práticos e dinâmicas de grupo, contribui significativamente para o aprendizado dos alunos, fortalecendo o entendimento dos princípios físicos e estimulando a reflexão e o debate. As atividades desenvolvidas, como a montagem de termômetros caseiros, experimentos sobre condução de calor e demonstrações de calor sensível e calor latente, proporcionaram uma compreensão mais tangível e aplicada dos conceitos térmicos, enriquecendo o aprendizado dos participantes.