Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGO DA MEMÓRIA COM EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106431
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 507
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGO DA MEMÓRIA COM EXPRESSÕES NUMÉRICAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo prática de sala de sala com ênfase na aplicação de um jogo abordando expressões numéricas no processo de ensino de matemática junto ao Programa de Residência Pedagógica. A experiência foi desenvolvida em uma turma de 2° ano do ensino médio na escola-campo do projeto. O objetivo do jogo foi trabalhar o objeto de conhecimento expressões numéricas, em que buscou-se fazer uma revisão sobre potência, relação de sinais e as quatro operações fundamentais da matemática. A metodologia de ensino utilizando essa abordagem teve como princípio o fato de que o uso de jogos nas aulas de matemática tem potencial para estimular o raciocínio, a interação entre os próprios alunos e o desenvolvimento da linguagem materna e a matemática. Diante disso, foi de suma importância para o residente planejar, elaborar e realizar um conjunto de intervenções que contribuíram para seu desenvolvimento enquanto futuro professor de matemática. Que ao ingressar na sala de aula já como profissional da escola terá mais facilidade para ter uma boa desenvoltura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID507_TB218_14032024180302.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEILSON BATISTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEILSON SILVA"
    "autor_email" => "jeilsonbatista123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106431
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 507
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGO DA MEMÓRIA COM EXPRESSÕES NUMÉRICAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo prática de sala de sala com ênfase na aplicação de um jogo abordando expressões numéricas no processo de ensino de matemática junto ao Programa de Residência Pedagógica. A experiência foi desenvolvida em uma turma de 2° ano do ensino médio na escola-campo do projeto. O objetivo do jogo foi trabalhar o objeto de conhecimento expressões numéricas, em que buscou-se fazer uma revisão sobre potência, relação de sinais e as quatro operações fundamentais da matemática. A metodologia de ensino utilizando essa abordagem teve como princípio o fato de que o uso de jogos nas aulas de matemática tem potencial para estimular o raciocínio, a interação entre os próprios alunos e o desenvolvimento da linguagem materna e a matemática. Diante disso, foi de suma importância para o residente planejar, elaborar e realizar um conjunto de intervenções que contribuíram para seu desenvolvimento enquanto futuro professor de matemática. Que ao ingressar na sala de aula já como profissional da escola terá mais facilidade para ter uma boa desenvoltura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID507_TB218_14032024180302.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEILSON BATISTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEILSON SILVA"
    "autor_email" => "jeilsonbatista123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo prática de sala de sala com ênfase na aplicação de um jogo abordando expressões numéricas no processo de ensino de matemática junto ao Programa de Residência Pedagógica. A experiência foi desenvolvida em uma turma de 2° ano do ensino médio na escola-campo do projeto. O objetivo do jogo foi trabalhar o objeto de conhecimento expressões numéricas, em que buscou-se fazer uma revisão sobre potência, relação de sinais e as quatro operações fundamentais da matemática. A metodologia de ensino utilizando essa abordagem teve como princípio o fato de que o uso de jogos nas aulas de matemática tem potencial para estimular o raciocínio, a interação entre os próprios alunos e o desenvolvimento da linguagem materna e a matemática. Diante disso, foi de suma importância para o residente planejar, elaborar e realizar um conjunto de intervenções que contribuíram para seu desenvolvimento enquanto futuro professor de matemática. Que ao ingressar na sala de aula já como profissional da escola terá mais facilidade para ter uma boa desenvoltura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.