O presente artigo apresenta os resultados de uma ação docente, vivenciada por alunos do curso de Letras-Português da UEPB, inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/COTA 2023/2024/ Fapesq – PB), em uma escola pública, localizada em Campina Grande-PB. O projeto intitulado “MARES - Mergulhando no repertório sociocultural para o ENEM” teve como objetivo enriquecer o repertório sociocultural dos alunos do primeiro ano do ensino médio, por meio de sequências didáticas (SD) voltadas à elaboração de propostas de redações para o ENEM. O repertório sociocultural é entendido como o conjunto de conhecimentos, valores, crenças, hábitos e formas de expressão artística e cultural que caracterizam uma sociedade ou um grupo social. Para a exploração dos textos no contexto escolar, foram utilizados recursos diversos, a exemplo de vídeos, atividades interativas, dentre outros, visando desenvolver o senso crítico, a criatividade, a imaginação e a sensibilidade dos alunos. Assim, também foi possível contribuir para a construção da identidade cultural e a promoção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. Neste contexto, buscamos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) que contempla o trabalho docente organizado em sequência didática (DOLZ, SCHNEWLY & NOVERRAZ, 2004), seguindo uma temática (BARROS E RIOS-REGISTRO, 2014), que também compreendem o texto como um processo (BAZARIM & GONÇALVES, 2009). O corpus analisado foram textos produzidos pelos alunos e, por meio desses, percebemos a necessidade de nas SD serem mais contemplados repertórios sociocultural por meio de gêneros diversos, durante o ensino de Língua Portuguesa, viabilizando, assim, a formação de cidadãos críticos e conscientes.