Este relato descreve minha experiência de formação docente inicial enquanto bolsista do Programa de Residência Pedagógica realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como bolsista e aluna do Curso de Letras Espanhol da UEPB (Campus I), com atuação na Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima. Tem como objetivo informar as atividades que desenvolvi como docente em formação. A discussão gira em torno de como foram desenvolvidas as atividades propostas pelo Programa, dialogando com o Subprojeto de Letras Espanhol, que propõe o ensino da Língua Espanhola através de aspectos culturais de países hispânicos. Na experiência em pauta, fiz uso do cinema para a introdução da cultura em sala de aula, e destaquei a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) neste caminho de formação e aprendizagem, incluindo observações pessoais sobre o processo como residente em imersão na escola e as aprendizagens adquiridas. Neste contexto, tomei como base as teorias de Oliveira (2020), Silva (2007), Paulo Freire (1996), Holleben (1994) e Sirviani (2011). Diante do objetivo e bases discutidas ao largo do relato, ficará evidente como o ensino de língua espanhola através da cultura, pode facilitar a aquisição de saberes sobre a língua e evidenciar sua importância na aprendizagem dos alunos.