Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CULTURA DE PAÍSES HISPANOFALANTES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106489
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 278
    "inscrito_id" => 96
    "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CULTURA DE PAÍSES HISPANOFALANTES"
    "resumo" => "Este relato descreve minha experiência de formação docente inicial enquanto bolsista do Programa de Residência Pedagógica realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como bolsista e aluna do Curso de Letras Espanhol da UEPB (Campus I), com atuação na Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima. Tem como objetivo informar as atividades que desenvolvi como docente em formação. A discussão gira em torno de como foram desenvolvidas as atividades propostas pelo Programa, dialogando com o Subprojeto de Letras Espanhol, que propõe o ensino da Língua Espanhola através de aspectos culturais de países hispânicos. Na experiência em pauta, fiz uso do cinema para a introdução da cultura em sala de aula, e destaquei a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) neste caminho de formação e aprendizagem, incluindo observações pessoais sobre o processo como residente em imersão na escola e as aprendizagens adquiridas. Neste contexto, tomei como base as teorias de Oliveira (2020), Silva (2007), Paulo Freire (1996), Holleben (1994) e Sirviani (2011). Diante do objetivo e bases discutidas ao largo do relato, ficará evidente como o ensino de língua espanhola através da cultura, pode facilitar a aquisição de saberes sobre a língua e evidenciar sua importância na aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID96_TB278_15032024165059.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN BIANCA DOS SANTOS FIGUEIREDO AUGUSTO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN BIANCA D"
    "autor_email" => "hellen123bianca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106489
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 278
    "inscrito_id" => 96
    "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CULTURA DE PAÍSES HISPANOFALANTES"
    "resumo" => "Este relato descreve minha experiência de formação docente inicial enquanto bolsista do Programa de Residência Pedagógica realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como bolsista e aluna do Curso de Letras Espanhol da UEPB (Campus I), com atuação na Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima. Tem como objetivo informar as atividades que desenvolvi como docente em formação. A discussão gira em torno de como foram desenvolvidas as atividades propostas pelo Programa, dialogando com o Subprojeto de Letras Espanhol, que propõe o ensino da Língua Espanhola através de aspectos culturais de países hispânicos. Na experiência em pauta, fiz uso do cinema para a introdução da cultura em sala de aula, e destaquei a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) neste caminho de formação e aprendizagem, incluindo observações pessoais sobre o processo como residente em imersão na escola e as aprendizagens adquiridas. Neste contexto, tomei como base as teorias de Oliveira (2020), Silva (2007), Paulo Freire (1996), Holleben (1994) e Sirviani (2011). Diante do objetivo e bases discutidas ao largo do relato, ficará evidente como o ensino de língua espanhola através da cultura, pode facilitar a aquisição de saberes sobre a língua e evidenciar sua importância na aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID96_TB278_15032024165059.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN BIANCA DOS SANTOS FIGUEIREDO AUGUSTO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN BIANCA D"
    "autor_email" => "hellen123bianca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este relato descreve minha experiência de formação docente inicial enquanto bolsista do Programa de Residência Pedagógica realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como bolsista e aluna do Curso de Letras Espanhol da UEPB (Campus I), com atuação na Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima. Tem como objetivo informar as atividades que desenvolvi como docente em formação. A discussão gira em torno de como foram desenvolvidas as atividades propostas pelo Programa, dialogando com o Subprojeto de Letras Espanhol, que propõe o ensino da Língua Espanhola através de aspectos culturais de países hispânicos. Na experiência em pauta, fiz uso do cinema para a introdução da cultura em sala de aula, e destaquei a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) neste caminho de formação e aprendizagem, incluindo observações pessoais sobre o processo como residente em imersão na escola e as aprendizagens adquiridas. Neste contexto, tomei como base as teorias de Oliveira (2020), Silva (2007), Paulo Freire (1996), Holleben (1994) e Sirviani (2011). Diante do objetivo e bases discutidas ao largo do relato, ficará evidente como o ensino de língua espanhola através da cultura, pode facilitar a aquisição de saberes sobre a língua e evidenciar sua importância na aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.