RELATO DE EXPERIÊNCIA: A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106258 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 508 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Atualmente, busca-se métodos eficazes de ensino e surge a necessidade de que seja agradável para a aprendizagem das crianças. Nesse contexto, a utilização da dança como ferramenta de ensino na educação infantil se mostra bastante eficaz no desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos motores, cognitivos e sociais, adequando-se à proposta da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, contemplando o campo de experiência: “corpo, gestos e movimentos”. O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência MEC/FAPESQ-PB) realizado em uma escola municipal situada na cidade de Campina Grande-PB. Este trabalho busca abordar a experiência vivenciada no âmbito escolar, promovendo através do conteúdo dança, formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, danças e músicas. Para isso, foi planejada uma oficina de dança para crianças do Pré-escolar I e II. A oficina foi dividida em quatro momentos, com a duração de 30 minutos de atividades práticas. A oficina foi pautada em uma sequência de exercícios de percepção corporal e movimentos ritmados. Inicialmente foi feito um alongamento, seguido de uma exploração corporal guiada pelos professores, após isso utilizamos o “brinquedo cantado” para trabalhar os conceitos da dança, como ritmo, e planos. Posteriormente, colocamos algumas músicas POP e pedimos para as crianças dançarem usando como representatividade o sentimento que a música estivesse lhe causando (raiva, felicidade, tristeza). A prática pedagógica da dança na educação infantil mostrou-se engrandecedora, pois a partir dela podemos trabalhar vários fundamentos de maneira lúdica, desenvolvendo o social e cognitivo das crianças. A experiência de trabalhar o conteúdo Danças foi surpreendente, pois todas participaram e demonstraram gostar das músicas e das danças trabalhadas, conseguimos flagrar algumas cantarolando as músicas trabalhadas após o fim da oficina." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID508_TB18_15102023143545.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOEL SANTOS PEREIRA NOBRE" "autor_nome_curto" => "JOEL" "autor_email" => "joelnobre2028@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106258 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 508 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Atualmente, busca-se métodos eficazes de ensino e surge a necessidade de que seja agradável para a aprendizagem das crianças. Nesse contexto, a utilização da dança como ferramenta de ensino na educação infantil se mostra bastante eficaz no desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos motores, cognitivos e sociais, adequando-se à proposta da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, contemplando o campo de experiência: “corpo, gestos e movimentos”. O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência MEC/FAPESQ-PB) realizado em uma escola municipal situada na cidade de Campina Grande-PB. Este trabalho busca abordar a experiência vivenciada no âmbito escolar, promovendo através do conteúdo dança, formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, danças e músicas. Para isso, foi planejada uma oficina de dança para crianças do Pré-escolar I e II. A oficina foi dividida em quatro momentos, com a duração de 30 minutos de atividades práticas. A oficina foi pautada em uma sequência de exercícios de percepção corporal e movimentos ritmados. Inicialmente foi feito um alongamento, seguido de uma exploração corporal guiada pelos professores, após isso utilizamos o “brinquedo cantado” para trabalhar os conceitos da dança, como ritmo, e planos. Posteriormente, colocamos algumas músicas POP e pedimos para as crianças dançarem usando como representatividade o sentimento que a música estivesse lhe causando (raiva, felicidade, tristeza). A prática pedagógica da dança na educação infantil mostrou-se engrandecedora, pois a partir dela podemos trabalhar vários fundamentos de maneira lúdica, desenvolvendo o social e cognitivo das crianças. A experiência de trabalhar o conteúdo Danças foi surpreendente, pois todas participaram e demonstraram gostar das músicas e das danças trabalhadas, conseguimos flagrar algumas cantarolando as músicas trabalhadas após o fim da oficina." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID508_TB18_15102023143545.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOEL SANTOS PEREIRA NOBRE" "autor_nome_curto" => "JOEL" "autor_email" => "joelnobre2028@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }