Esta pesquisa de mestrado, em andamento, tem como objetivo analisar a construção do conceito de função por alunos a partir das informações encontradas por eles na Internet, utilizando como referência textos pesquisa em sites sobre funções. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande, Paraíba, compõem o universo. Na pesquisa em questão foi realizada uma intervenção didática. Para a realização do estudo de caso nos apoiamos nas idéias de Lévy sobre o ciberespaço e na teoria de Vygotsky sobre a construção de conceitos científicos e espontâneos. Pretendeu-se, a partir disso, responder quais as contribuições para a formação do conceito de função que os sites pesquisados pelos alunos geraram. Os resultados, preliminares, mostram que os sujeitos usam com freqüência o computador conectado a Internet, em especial para comunidades virtuais, especificamente Orkut e MSN, e quando utilizada com fins pedagógicos precisam de orientação de outras pessoas com maior vivência em Informática. Os sujeitos desse estudo ficaram surpresos em descobrir que a Matemática não se resume apenas em cálculos.