Na presente pesquisa, em andamento, propomo-nos investigar as possibilidades de aprendizagem matemática a partir dos jogos computacionais presentes na cultura lúdica de estudantes de 12 e 13 anos que estão no oitavo/nono ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de um município do interior do estado de São Paulo. A pesquisa consiste na intervenção pedagógica com jogos computacionais para a aprendizagem de conceitos matemáticos, na perspectiva da resolução de problemas, analisando os processos de pensamento matemático mobilizados pelos alunos e suas significações. Para fundamentá-la teoricamente valemo-nos de autores como: Grando (1995, 2000, 2004, 2007), Marco (2004), Mattar (2010), Ernest (1996), Polya (1978), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a produção de dados: o diário de campo da professora-pesquisadora, as audiogravações das aulas, produções dos alunos (relatos e registros). Os dados já foram produzidos e encontram-se em processo de sistematização e análise.