O presente trabalho busca explorar o papel da inteligência emocional na educação, analisando sua influência no bem-estar e no desempenho dos estudantes, questionando como a temática pode ser desenvolvida, aplicada e avaliada no contexto educacional, a fim de promover um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e eficaz. Acredita-se que o desenvolvimento da inteligência emocional contribui para a melhoria do relacionamento interpessoal, da autorregulação emocional e do desempenho acadêmico dos alunos. A metodologia utilizada neste estudo será a pesquisa qualitativa, que combina revisão bibliográfica e estudo de casos que forneçam insights sobre estratégias eficazes no desenvolvimento da inteligência emocional e seus impactos. Espera-se que os resultados obtidos apontem as contribuições da inteligência emocional na educação para a melhoria do clima escolar, o fortalecimento das relações interpessoais e a promoção do bem-estar emocional dos estudantes, favorecendo sua capacidade de lidar com desafios e adversidades. A compreensão da temática favorecerá a reflexão, consequentemente, a incorporação de boas práticas por educadores e gestores educacionais no currículo escolar, com o intuito de potencializar o crescimento integral dos estudantes. Para tal, contam-se como aporte teórico, os estudos de Freitas (2006) e Chambel e Curral (2018) que dialogam acerca do desenvolvimento de competências emocionais em contextos educativos.