Artigo CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-79-3

PROFESSORES DIRETORES DE TURMA E OS DESAFIOS NO ACOMPANHAMENTO DE TURMAS DE ESTUDANTES NOVATOS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 18 - Educação Emocional
"2024-01-24 13:41:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105583
    "edicao_id" => 338
    "trabalho_id" => 7596
    "inscrito_id" => 7140
    "titulo" => "PROFESSORES DIRETORES DE TURMA E OS DESAFIOS NO ACOMPANHAMENTO DE TURMAS DE ESTUDANTES NOVATOS"
    "resumo" => "O artigo pretende trazer uma reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos Professores Diretores de Turma que são responsáveis pelo acompanhamento de turmas de 1ª série do Ensino Médio, em escolas que ofertam apenas essa etapa da Educação Básica. Temos o intuito de identificar como se estabelecem os vínculos entre os professores e as turmas, como se dá o relacionamento com as famílias e os principais desafios perante a função. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com professores diretores de turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola em tempo integral, situada em uma região de alta vulnerabilidade socioeconômica de Fortaleza-Ceará. À luz de autores como Barcelos e Moll (2023), Estanislau e Bressan (2014), Araújo, Arantes e Pinheiro (2020), buscamos relacionar o trabalho dos professores no contexto do tempo integral, com a promoção da saúde mental na escola, bem como com a construção dos projetos de vida dos estudantes que ingressam na última etapa da Educação Básica. Concluímos que os desafios postos são diversos, como estabelecer contato com a família, responder a demandas da gestão escolar e fazer o papel da escuta dos jovens, que partilham seus sonhos, suas dores, suas dúvidas, etc., com esses professores, os quais precisam de um maior suporte por parte do poder público para dar conta dessa função."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID7140_TB7596_20062023233815.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:17:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA KELLY S"
    "autor_email" => "robertakellysm@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105583
    "edicao_id" => 338
    "trabalho_id" => 7596
    "inscrito_id" => 7140
    "titulo" => "PROFESSORES DIRETORES DE TURMA E OS DESAFIOS NO ACOMPANHAMENTO DE TURMAS DE ESTUDANTES NOVATOS"
    "resumo" => "O artigo pretende trazer uma reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos Professores Diretores de Turma que são responsáveis pelo acompanhamento de turmas de 1ª série do Ensino Médio, em escolas que ofertam apenas essa etapa da Educação Básica. Temos o intuito de identificar como se estabelecem os vínculos entre os professores e as turmas, como se dá o relacionamento com as famílias e os principais desafios perante a função. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com professores diretores de turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola em tempo integral, situada em uma região de alta vulnerabilidade socioeconômica de Fortaleza-Ceará. À luz de autores como Barcelos e Moll (2023), Estanislau e Bressan (2014), Araújo, Arantes e Pinheiro (2020), buscamos relacionar o trabalho dos professores no contexto do tempo integral, com a promoção da saúde mental na escola, bem como com a construção dos projetos de vida dos estudantes que ingressam na última etapa da Educação Básica. Concluímos que os desafios postos são diversos, como estabelecer contato com a família, responder a demandas da gestão escolar e fazer o papel da escuta dos jovens, que partilham seus sonhos, suas dores, suas dúvidas, etc., com esses professores, os quais precisam de um maior suporte por parte do poder público para dar conta dessa função."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID7140_TB7596_20062023233815.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:17:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA KELLY S"
    "autor_email" => "robertakellysm@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 338
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
        "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 338
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
        "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 214
                "edicao_id" => 338
                "codigo" => "978-85-61702-79-3"
                "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAI&Atilde;O E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALINE CARVALHO DE ALMEIDA &nbsp;<br />\r\n
                  ANDREIA DUTRA ESCARI&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  ARINEYDE MARIA D&#39;ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LILIAN KELLY DE SOUSA GALV&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA GARD&Ecirc;NIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARY ELLEN VALOIS DA MOTA C&Acirc;NDIDO (FAMENE)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 214
                "edicao_id" => 338
                "codigo" => "978-85-61702-79-3"
                "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAI&Atilde;O E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALINE CARVALHO DE ALMEIDA &nbsp;<br />\r\n
                  ANDREIA DUTRA ESCARI&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  ARINEYDE MARIA D&#39;ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LILIAN KELLY DE SOUSA GALV&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA GARD&Ecirc;NIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARY ELLEN VALOIS DA MOTA C&Acirc;NDIDO (FAMENE)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O artigo pretende trazer uma reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos Professores Diretores de Turma que são responsáveis pelo acompanhamento de turmas de 1ª série do Ensino Médio, em escolas que ofertam apenas essa etapa da Educação Básica. Temos o intuito de identificar como se estabelecem os vínculos entre os professores e as turmas, como se dá o relacionamento com as famílias e os principais desafios perante a função. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com professores diretores de turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola em tempo integral, situada em uma região de alta vulnerabilidade socioeconômica de Fortaleza-Ceará. À luz de autores como Barcelos e Moll (2023), Estanislau e Bressan (2014), Araújo, Arantes e Pinheiro (2020), buscamos relacionar o trabalho dos professores no contexto do tempo integral, com a promoção da saúde mental na escola, bem como com a construção dos projetos de vida dos estudantes que ingressam na última etapa da Educação Básica. Concluímos que os desafios postos são diversos, como estabelecer contato com a família, responder a demandas da gestão escolar e fazer o papel da escuta dos jovens, que partilham seus sonhos, suas dores, suas dúvidas, etc., com esses professores, os quais precisam de um maior suporte por parte do poder público para dar conta dessa função.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.