As aprendizagens socioemocionais quando aplicadas desde a primeira infância são capazes de promover benefícios para a sociedade, tendo em vista que beneficiam o ambiente escolar, diminuindo episódios de bulliyng e de problemas disciplinares, bem como, os estudantes desenvolvem habilidades como autonomia, resiliência, empatia, autoconhecimento, autocontrole e ainda melhoram suas relações interpessoais. Potencializando assim o sucesso profissional, pessoal e social dos indivíduos quando atingem a fase adulta. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender a importância de construir um ambiente promotor de educação socioemocional desde a primeira infância. Foi feito um levantamento da literatura em julho de 2022, na pesquisa bibliográfica foram utilizadas as bases SciELO, Lilacs, Scopus, Periódicos CAPES, Sience Direct, e Google Acadêmico. CAPES, e Google Acadêmico. Desse modo, foram selecionados 11 artigos sendo incluídos segundo os critérios de elegibilidade. A partir da análise dos dados foi possível verificar que 54% dos artigos demonstraram a necessidade do desenvolvimento das competências socioemocionais desde a primeira infância, 28% consideraram ser muito importante a participação da família e dos docentes para a promoção das competências socioemocionais, 18% julgaram importante a utilização de práticas pedagógicas lúdicas para a aprendizagem significativa das habilidades socioemocionais. Portanto, foi possível concluir que quando as crianças aprendem a identificar e gerir suas próprias emoções e a reconhecer as emoções dos outros indivíduos por meio de práticas pedagógicas lúdicas que promovam experiências significativas no processo de aprendizagem desde a tenra idade é possível construir um ambiente promotor da educação socioemocional e colher benefícios para toda a vida.