A presente experiência surgiu da necessidade de se criar um ambiente adequado à aprendizagem e, também, em poder partilhar com docentes que tem dificuldades em manter os estudantes engajados e atentos durante as aulas, especialmente na Educação Básica. A metodologia usada para tal experimento consistiu em uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e de caráter experimental. Durante a realização dessa pesquisa, foi possível associar duas técnicas de gestão de sala de aula, sendo uma delas criada pela autora a fim de promover um espaço educacional adequado ao ensino e à aprendizagem de 37 estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, localizada no estado do Rio Grande do Norte. Onde 6 deles contavam com laudo médico de TDAH, sendo um deles com outra doença psiquiátrica que afetava o comportamento. Os resultados obtidos foram considerados muito satisfatórios dadas as evidências de aprendizagem dos estudantes durante todo o ano letivo, especialmente após o início do experimento e o perceptível engajamento deles. Depreende-se a partir de tal pesquisa, que a autogestão e o autoconhecimento desenvolvidos nos estudantes aliados às técnicas de gestão de sala de aula são ferramentas relevantes que podem cooperar no desenvolvimento de competências socioemocionais entre os estudantes e para um adequado ambiente onde se pode aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.