NICOLINI, Patricia Peres Ferreira. . CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105577>. Acesso em: 21/11/2024 17:37
O artigo apresenta uma trabalho bem-sucedido de leitura literária e escritas de narrativas de si desenvolvido com os alunos do 9ºs anos de uma escola estadual do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Nessa proposta, foi utilizada uma sequência didática na qual foram trabalhados os gêneros textuais diário pessoal, relato pessoal e carta pessoal com o objetivo de apresentar maneiras diversificadas de imprimir as experiências humanas, em tempos históricos marcados pelo caos. Nesse contexto, para que os alunos pudessem compreender esses gêneros textuais como fenômenos literários e históricos foram apresentados e discutidos o contexto de produção dos textos escolhidos. Nessa perspectiva, a obra O Diário de Anne Frank, e fragmentos da obra O Diário de Zlata: A vida de uma menina na guerra, de Zlata Filipovic, foram adotadas nas aulas de leitura, como também relatos pessoais de jornalistas e notícias de jornal sobre o enfrentamento da pandemia de Covid-19. O resultado desse trabalho foi a produção textual, de cada aluno do 9º ano, de uma página de um diário ficcional, um relato pessoal sobre suas vivências, experiências e sentimentos em relação ao atual momento histórico marcado pela pandemia de Covid-19 e uma carta pessoal para o “eu do futuro”, que serão postadas em 2025. Esse trabalho embasou-se em Bourdieu (1996); Cunha (2009), Lejeune (2008) e outros autores. A conclusão da pesquisa foi que os alunos dos 9º anos conseguiram participar de todas as discussões propostas no decorrer dessa experiência e produziram suas próprias narrativas do eu documentando a pandemia de Covid-19 do ponto de vista de adolescentes de 14 e 15 anos. Dessa forma, os gêneros textuais diário pessoal, relato pessoal e carta pessoal foram trabalhados na perspectiva de apresentar maneiras diversificadas de imprimir as experiências humanas, em tempos históricos marcados.