AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
"2024-01-24 13:41:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105572 "edicao_id" => 338 "trabalho_id" => 1213 "inscrito_id" => 5686 "titulo" => "AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO" "resumo" => "Os universitários vivenciam desafios durante o ensino superior e adotam diferentes estratégias para regulação das emoções. Atualmente, as pesquisas têm crescido com o objetivo de conhecer os fatores relacionados com o processo de desregulação emocional, entretanto, são escassas as produções de intervenções para promoção da autorregulação na população universitária. Sendo assim, o presente estudo visou aplicar um protocolo de intervenção para autorregulação da ansiedade em universitários. Utilizou-se da base teórica e intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental, constituindo um protocolo de 8 sessões que englobam uma fase voltada para a psicoeducação visando favorecer o conhecimento e a capacidade de identificar a ansiedade, uma segunda fase para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais e uma fase final dedicada a reunir as estratégias aprendidas e a elaboração de um plano de manutenção da regulação da ansiedade. Para que o protocolo fosse implementado foi executada previamente uma avaliação dos participantes, cujos resultados foram pré-requisitos para receber a intervenção. Na avaliação, para rastreio e classificação dos sintomas e das estratégias de regulação emocional, foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse; Questionário de Regulação Emocional; Entrevista Semiestruturada. Participaram dois universitários, ambos cursando medicina, sendo um homem, de 22 anos, homossexual, solteiro, que estava no 10° período do curso, em processo de alta psiquiátrica do tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada e , a outra foi uma mulher de 23 anos, heterossexual, solteira, no 8° período, sem diagnóstico clínico. Os benefícios da intervenção foram avaliados através de uma Ficha de Acompanhamento utilizada pelo aplicador, como também pelos feedbacks dos participantes nos quesitos colaboração, compreensão e aplicabilidade, os quais foram positivos, visto que os participantes relataram perceber a capacidade de utilizar as estratégias desenvolvidas no dia a dia para manejar a ansiedade e melhor lidar com as situações no contexto de aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5686_TB1213_02052023184642.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:17:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO" "autor_nome_curto" => "Shirley de Souz" "autor_email" => "shirley.psic@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105572 "edicao_id" => 338 "trabalho_id" => 1213 "inscrito_id" => 5686 "titulo" => "AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO" "resumo" => "Os universitários vivenciam desafios durante o ensino superior e adotam diferentes estratégias para regulação das emoções. Atualmente, as pesquisas têm crescido com o objetivo de conhecer os fatores relacionados com o processo de desregulação emocional, entretanto, são escassas as produções de intervenções para promoção da autorregulação na população universitária. Sendo assim, o presente estudo visou aplicar um protocolo de intervenção para autorregulação da ansiedade em universitários. Utilizou-se da base teórica e intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental, constituindo um protocolo de 8 sessões que englobam uma fase voltada para a psicoeducação visando favorecer o conhecimento e a capacidade de identificar a ansiedade, uma segunda fase para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais e uma fase final dedicada a reunir as estratégias aprendidas e a elaboração de um plano de manutenção da regulação da ansiedade. Para que o protocolo fosse implementado foi executada previamente uma avaliação dos participantes, cujos resultados foram pré-requisitos para receber a intervenção. Na avaliação, para rastreio e classificação dos sintomas e das estratégias de regulação emocional, foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse; Questionário de Regulação Emocional; Entrevista Semiestruturada. Participaram dois universitários, ambos cursando medicina, sendo um homem, de 22 anos, homossexual, solteiro, que estava no 10° período do curso, em processo de alta psiquiátrica do tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada e , a outra foi uma mulher de 23 anos, heterossexual, solteira, no 8° período, sem diagnóstico clínico. Os benefícios da intervenção foram avaliados através de uma Ficha de Acompanhamento utilizada pelo aplicador, como também pelos feedbacks dos participantes nos quesitos colaboração, compreensão e aplicabilidade, os quais foram positivos, visto que os participantes relataram perceber a capacidade de utilizar as estratégias desenvolvidas no dia a dia para manejar a ansiedade e melhor lidar com as situações no contexto de aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5686_TB1213_02052023184642.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:17:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO" "autor_nome_curto" => "Shirley de Souz" "autor_email" => "shirley.psic@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 338 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "logo" => null "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 338 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "logo" => null "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 214 "edicao_id" => 338 "codigo" => "978-85-61702-79-3" "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALINE CARVALHO DE ALMEIDA <br />\r\n ANDREIA DUTRA ESCARIÃO (UFPB)<br />\r\n ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LILIAN KELLY DE SOUSA GALVÃO (UFPB)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA <br />\r\n MÁRCIA GARDÊNIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARÍLIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n MARY ELLEN VALOIS DA MOTA CÂNDIDO (FAMENE)<br />\r\n MÔNICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA <br />\r\n VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 214 "edicao_id" => 338 "codigo" => "978-85-61702-79-3" "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALINE CARVALHO DE ALMEIDA <br />\r\n ANDREIA DUTRA ESCARIÃO (UFPB)<br />\r\n ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LILIAN KELLY DE SOUSA GALVÃO (UFPB)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA <br />\r\n MÁRCIA GARDÊNIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARÍLIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n MARY ELLEN VALOIS DA MOTA CÂNDIDO (FAMENE)<br />\r\n MÔNICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA <br />\r\n VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }