Artigo CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-79-3

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E PROBLEMAS EMOCIONAIS: O USO EXCESSIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FATOR DE RISCO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 18 - Educação Emocional
"2024-01-24 13:41:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105571
    "edicao_id" => 338
    "trabalho_id" => 1141
    "inscrito_id" => 5229
    "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E PROBLEMAS EMOCIONAIS: O USO EXCESSIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FATOR DE RISCO"
    "resumo" => "O estudante contemporâneo possui um perfil guiado e subsidiado por vários estímulos, informações, oriundos das tecnologias digitais. Essa demanda provocou nas escolas a necessidade de adaptar as metodologias de ensino através de estratégias que alcancem esse aluno e que auxiliem na manutenção do interesse pelo ensino. Contudo, percebe-se de forma crescente o desinteresse por parte dos alunos acerca dos assuntos escolares. A dificuldade para manter o foco enquanto estuda, a necessidade de estar constantemente on-line, as crises de ansiedade e a irritação quando é necessário passar algum momento sem utilizar alguma tecnologia são exemplos de queixa dos pais em consultório para justificar a queda no rendimento escolar de seus filhos. Apesar da adequação realizada pelas escolas, percebe-se que a questão não é mais apenas o uso da tecnologia, mas o conteúdo exposto nelas, o que se torna mais uma barreira para a escola. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento das queixas de dificuldades de aprendizagem relatadas pelos pais de crianças atendidas em uma clínica psicopedagógica e relacioná-las a problemas emocionais causados pelo uso excessivo das tecnologias. Foi possível perceber que o apego às telas, de qualquer espécie, tem causado momentos de estresse tanto na escola quanto em casa, principalmente na hora da atividade. A maioria dos pais cujos filhos têm entre 6 e 11 anos relatam sobre o comportamento dos filhos: agressividade, ansiedade, pobre autoconceito, isolamento, insônia, irritação, desatenção, hiperatividade e choro imotivado. Essas crianças têm apresentado baixo rendimento escolar e algumas já fazem uso de psicotrópicos para controle da ansiedade. Mediante o exposto, o presente trabalho além de trazer reflexões sobre essa realidade vivenciada pelos estudantes, busca proporcionar uma psicoorientação acerca de sua rotina diária, como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida social, familiar e acadêmica dos mesmos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5229_TB1141_02052023120221.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:17:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARINEYDE MARIA"
    "autor_email" => "arineydeoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105571
    "edicao_id" => 338
    "trabalho_id" => 1141
    "inscrito_id" => 5229
    "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E PROBLEMAS EMOCIONAIS: O USO EXCESSIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FATOR DE RISCO"
    "resumo" => "O estudante contemporâneo possui um perfil guiado e subsidiado por vários estímulos, informações, oriundos das tecnologias digitais. Essa demanda provocou nas escolas a necessidade de adaptar as metodologias de ensino através de estratégias que alcancem esse aluno e que auxiliem na manutenção do interesse pelo ensino. Contudo, percebe-se de forma crescente o desinteresse por parte dos alunos acerca dos assuntos escolares. A dificuldade para manter o foco enquanto estuda, a necessidade de estar constantemente on-line, as crises de ansiedade e a irritação quando é necessário passar algum momento sem utilizar alguma tecnologia são exemplos de queixa dos pais em consultório para justificar a queda no rendimento escolar de seus filhos. Apesar da adequação realizada pelas escolas, percebe-se que a questão não é mais apenas o uso da tecnologia, mas o conteúdo exposto nelas, o que se torna mais uma barreira para a escola. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento das queixas de dificuldades de aprendizagem relatadas pelos pais de crianças atendidas em uma clínica psicopedagógica e relacioná-las a problemas emocionais causados pelo uso excessivo das tecnologias. Foi possível perceber que o apego às telas, de qualquer espécie, tem causado momentos de estresse tanto na escola quanto em casa, principalmente na hora da atividade. A maioria dos pais cujos filhos têm entre 6 e 11 anos relatam sobre o comportamento dos filhos: agressividade, ansiedade, pobre autoconceito, isolamento, insônia, irritação, desatenção, hiperatividade e choro imotivado. Essas crianças têm apresentado baixo rendimento escolar e algumas já fazem uso de psicotrópicos para controle da ansiedade. Mediante o exposto, o presente trabalho além de trazer reflexões sobre essa realidade vivenciada pelos estudantes, busca proporcionar uma psicoorientação acerca de sua rotina diária, como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida social, familiar e acadêmica dos mesmos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5229_TB1141_02052023120221.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:17:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARINEYDE MARIA"
    "autor_email" => "arineydeoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 338
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
        "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 338
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
        "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 214
                "edicao_id" => 338
                "codigo" => "978-85-61702-79-3"
                "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAI&Atilde;O E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALINE CARVALHO DE ALMEIDA &nbsp;<br />\r\n
                  ANDREIA DUTRA ESCARI&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  ARINEYDE MARIA D&#39;ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LILIAN KELLY DE SOUSA GALV&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA GARD&Ecirc;NIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARY ELLEN VALOIS DA MOTA C&Acirc;NDIDO (FAMENE)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 214
                "edicao_id" => 338
                "codigo" => "978-85-61702-79-3"
                "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAI&Atilde;O E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALINE CARVALHO DE ALMEIDA &nbsp;<br />\r\n
                  ANDREIA DUTRA ESCARI&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  ARINEYDE MARIA D&#39;ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LILIAN KELLY DE SOUSA GALV&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA GARD&Ecirc;NIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARY ELLEN VALOIS DA MOTA C&Acirc;NDIDO (FAMENE)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O estudante contemporâneo possui um perfil guiado e subsidiado por vários estímulos, informações, oriundos das tecnologias digitais. Essa demanda provocou nas escolas a necessidade de adaptar as metodologias de ensino através de estratégias que alcancem esse aluno e que auxiliem na manutenção do interesse pelo ensino. Contudo, percebe-se de forma crescente o desinteresse por parte dos alunos acerca dos assuntos escolares. A dificuldade para manter o foco enquanto estuda, a necessidade de estar constantemente on-line, as crises de ansiedade e a irritação quando é necessário passar algum momento sem utilizar alguma tecnologia são exemplos de queixa dos pais em consultório para justificar a queda no rendimento escolar de seus filhos. Apesar da adequação realizada pelas escolas, percebe-se que a questão não é mais apenas o uso da tecnologia, mas o conteúdo exposto nelas, o que se torna mais uma barreira para a escola. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento das queixas de dificuldades de aprendizagem relatadas pelos pais de crianças atendidas em uma clínica psicopedagógica e relacioná-las a problemas emocionais causados pelo uso excessivo das tecnologias. Foi possível perceber que o apego às telas, de qualquer espécie, tem causado momentos de estresse tanto na escola quanto em casa, principalmente na hora da atividade. A maioria dos pais cujos filhos têm entre 6 e 11 anos relatam sobre o comportamento dos filhos: agressividade, ansiedade, pobre autoconceito, isolamento, insônia, irritação, desatenção, hiperatividade e choro imotivado. Essas crianças têm apresentado baixo rendimento escolar e algumas já fazem uso de psicotrópicos para controle da ansiedade. Mediante o exposto, o presente trabalho além de trazer reflexões sobre essa realidade vivenciada pelos estudantes, busca proporcionar uma psicoorientação acerca de sua rotina diária, como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida social, familiar e acadêmica dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.