Por muito tempo as competências cognitivas foram priorizadas em detrimento do desenvolvimento de outras competências, dentre elas as socioemocionais. Nas últimas décadas, percebemos uma mudança nessa perspectiva e as pesquisas sinalizam que a articulação entre as duas competências potencializa a formação dos estudantes e contribuem para a atuação profissional e cidadã. Por isso, fomos propelidos a pensar coletivamente a importância do desenvolvimento de propostas e práticas pedagógicas que objetivassem o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para educação socioemocional dos estudantes, professores e demais integrantes da comunidade intraescolar. O presente trabalho tem por objetivo socializar resultados obtidos por meio da vivência de um projeto interdisciplinar desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no Agreste Pernambucano. A proposta nasceu na pluralidade de ideias, percepções e necessidades identificadas no contexto escolar, com a finalidade de acolher, fazer sentir e fazer sentido. Assim, se constituiu como objetivo central da intervenção o desenvolvimento de ações que tivessem como propósito o estímulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais e a sensibilização para o autoconhecimento, o autocuidado e a compreensão das emoções como elementos constituintes do ser. A metodologia adotada foi de base qualitativa, tendo as seguintes etapas: Escuta dos discentes sobre o desenvolvimento de rodas de diálogo temáticas; Acolhimento de sugestões de temáticas; Delimitação dos temas e convidados; Escolha de estratégias didáticas; Desenvolvimento de propostas de intervenção. Os resultados obtidos auxiliaram a construção de um mapa afetivo e o fortalecimento de práticas para o desenvolvimento do autoconhecimento, auto apreciação e o autocuidado da saúde física e emocional, bem como o reconhecimento das emoções.