Esse artigo apresenta alguns recortes da pesquisa participativa realizada com o objetivo de investigar as percepções dos estudantes do curso técnico em eventos integrado ao ensino médio sobre os eventos infantis, sob a ótica de sustentabilidade e ludicidade. Nesse sentido, foram realizadas duas aulas baseadas na pedagogia histórico crítica de Saviani, no intuito de investigar e refletir sobre como a sociedade do consumo tem planejado e organizado eventos voltados ao público da primeira infância no que se refere à alimentação saudável, local apropriado, decoração sustentável e atividades lúdicas adequadas as crianças na faixa etária de zero a seis anos de idade. Evidenciando que há lacunas entre a realidade dos eventos infantis vivenciada pelos estudantes, e a bibliografia que trata da sustentabilidade em eventos. Assim, foi possível repensar os padrões consumistas presente nesses eventos e elaborar um guia digital de boas práticas em eventos infantis, de forma colaborativa com os estudantes, na tentativa de ampliar as possibilidades de tornar o evento infantil uma experiência saudável e rica em aprendizado para as crianças. Além de complementar a formação profissional do estudante aliando prática e teoria.