A elaboração de um produto educacional, que resulta de uma pesquisa científica desenvolvida em um Mestrado Profissional, assegura não apenas a legitimidade deste produto como instrumento didático-pedagógico mas também possibilita a expansão do olhar do pesquisador e, principalmente, a produção e/ou compreensão de conhecimentos válidos em torno do tema abordado. Os recentes discursos sobre ditadura civil-militar no Brasil, que se espalham a uma velocidade enorme nas redes sociais e meios de comunicação, são muitas vezes embasados apenas em opiniões. Diante disso, é importante desenvolver metodologias de ensino de história que possibilitem tratar este período da história recente, nos seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, de forma científica. Esta pesquisa está alicerçada numa pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – Pibic Jr, com dez bolsistas, duração de 12 meses e condução de um professor do Ifal, e terá como metodologia as observações ao longo da execução desse projeto Pibic Jr, revisão bibliográfica sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e sobre o período histórico, e elaboração de um Produto Educacional que seja de fácil acesso, que dialogue com as tecnologias atuais e com a linguagem dos jovens estudantes, buscando contribuir de forma efetiva com a formação integral e omnilateral. Um e-book que possa ser lido em diversos dispositivos, leitor de livros digitais (e-reader), computador, Ipad, tablet ou smartphone. Espera-se que possa subsidiar professores de História em cursos de nível médio da educação profissional e tecnológica na condução de suas aulas e, principalmente, que contribua para a aprendizagem dos estudantes numa perspectiva de aproximação entre o conteúdo estudado e suas vivências, contribuindo para a formação integral e para a articulação entre a pesquisa e o ensino, especificamente em relação aos cursos técnicos de nível médio, ofertados no Campus Marechal Deodoro/Ifal.