O ensino médio integrado surgiu por meio do decreto 5.154/2004 com o objetivo de aliar os conhecimentos propedêuticos à formação profissional, partindo da concepção de formação omnilateral dos sujeitos. Dessa forma, cria-se uma oportunidade de formar um sujeito crítico e almeja-se subverter o dualismo educacional que vem se perpetuando na educação brasileira e acaba por calcificar a manutenção das classes sociais. Dentre as diversas disciplinas oferecidas pela grade curricular do ensino médio integrado está o inglês instrumental (English for Specific Purposes — ESP). Ganhando força no pós-guerra, dada a expansão industrial, comercial e tecnológica estadunidense, o ESP tem sido utilizado para leituras de manuais técnicos, comunicação básica, uso de jargões, dentre outros fins particulares, por meio de diversas abordagens. No Brasil, o ESP chegou às universidades brasileiras no final dos anos 70, com o principal objetivo de oferecer ao estudante autonomia na leitura e compreensão de textos acadêmicos, conforme demanda. Muitos livros de inglês instrumental foram desenvolvidos desde então e estes circulam em escolas, universidades e cursos preparatórios para mestrados e doutorados. Essas publicações geralmente oferecem um programa de ESP básico e trazem textos diversos para sua aplicação. É possível encontrar livros para áreas específicas, como inglês instrumental para a informática. Partindo da Análise de Discurso Pecheutiana, acreditamos que, para uma formação integral e crítica dos sujeitos, a disciplina precisa ir além das técnicas de leitura trabalhadas e abordar os textos discursivamente em sala. Isso significa que os estudantes não irão apenas detectar certas classes de palavras e sufixos e conseguir traduzir um parágrafo, mas construir um gesto de interpretação e uma posição acerca do que constitui o texto. Como recorte do projeto de dissertação, neste artigo, trazemos a análise de uma atividade proposta por um livro de inglês instrumental. Como resultado, apresentamos uma abordagem discursiva para o exercício.