Desde 2019 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estabeleceu o Programa de Apoio ao Servidor na Socialização Organizacional (Passo), cujo público-alvo são os servidores/as públicos/as ocupantes de cargos Técnico-administrativos em Educação (TAE), tidos/as como novatos/as (recém-admitidos/as ou recém-movimentados/as) na instituição, com o intuito de favorecer todo o processo de Socialização Organizacional (SO) desses servidores. A SO consiste no processo pelo qual o indivíduo se torna membro de uma organização ao aprender e desenvolver conhecimentos e habilidades que atendem suas próprias expectativas, bem como as da instituição. O presente estudo visa apresentar o histórico do Passo, considerando especialmente as gradativas ações institucionais que possibilitaram propostas de aprendizagem e integração aos/às novatos/as, as quais repercutiram positivamente na SO desses/as servidores/as. A apresentação deste histórico se baseou na pesquisa documental, especialmente nos documentos norteadores do programa e na descrição das ações integrativas consolidadas, bem como nas pesquisas já desenvolvidas para a avaliação da efetividade do Passo na instituição. Os estudos sobre SO se configuram como referencial teórico, com destaque aos trabalhos produzidos sobre o assunto na UFMG. A partir do registro cronológico das ações desenvolvidas pelo Passo – tais como as Oficinas de Integração, Oficinas de Estágio Probatório, Apresentações Introdutórias e outras estratégias de concretização da SO na UFMG – foi possível identificar o amadurecimento das atividades e, por conseguinte, a possibilidade de novas iniciativas. Quanto à avaliação do Programa, é possível identificar que, apesar de manter estratégias estruturadas de integração e aprendizagem, ainda há carência de ações que possibilitem efetivamente o treinamento em serviço e a gestão do conhecimento na maioria dos setores da instituição. Esse cenário permite sugerir que algumas ações do Passo precisam ser reorganizadas e passem a considerar, precipuamente, as condições de trabalho dos/as servidores/as TAE na instituição.