Nos últimos anos, constata-se a ampliação de investigações com enfoque em boas práticas de avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, objetiva-se apresentar o resultado de uma pesquisa que identificou práticas avaliativas exitosas utilizadas por professores alfabetizadores de duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza-Ceará para avaliar os estudantes do 2º. ano do ensino fundamental. O trabalho baseou-se numa investigação qualitativa com o seguinte procedimento metodológico para a coleta de dados: entrevista semiestruturada. No que concerne ao estudo teórico-conceptual são inquiridas questões referentes à alfabetização Morais(2006),Soares(2013); à avaliação da aprendizagem; Scriven (1991), Vianna(2005),Hoffmann(2000), Hadji (2004) e às práticas avaliativas; Esteban (2002) e Luckesi(2011). Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Em suma, a partir da análise dos dados analisados identificou-se que os professores percebem a avaliação da aprendizagem como uma prática permanente no processo de ensino e aprendizagem e relatam fazer uso dos resultados na perspectiva formativa, utilizando diferentes instrumentos avaliativos: observação e registro, teste diagnóstico de leitura e escrita, portfólios, dentre outros. Observou-se ainda a efetivação de espaços formativos no ambiente escolar, com a participação dos professores, no intuito de ampliar as discussões que possibilitam ressignificar as suas práticas, como também de refletir acerca das formas de avaliação, especificamente na alfabetização.