RESUMO O interesse pela pesquisa surgiu de uma inquietação sobre pessoas que não sabiam ler e escrever, das observações realizadas durante um trabalho de campo nas comunidades de Limoeiro-PE. Percebi que apresentavam um grande número de pessoas com dificuldades na leitura e na escrita e que estavam fora da escola. O tema despertou-me interesses para pesquisar. A pesquisa buscou compreender as causas da evasão escolar, o acesso à escola pública, o direito à educação, às políticas públicas educacionais, que garantam as leis e o que fazem os professores e os estudantes da EJA para manterem-se na escola. Por esta razão, o tema da pesquisa, traz como problema: Até que ponto as políticas educacionais na Educação de Jovens e Adultos tem garantido o acesso e permanência dos estudantes nas escolas? A pesquisa provocou muitas reflexões, entre elas a seguinte: Se há escolas, há vagas. Logo tem acesso e porque os estudantes não permanecem nos ambientes escolares? Se existem políticas públicas é porque há necessidade de um determinado público, com carências evidentes e a representação legal do povo, os governantes, buscam assistir à população através das políticas públicas. As políticas são elaboradas tendo como base as leis para resguardar o direito à educação pública e gratuita, enfatizando a luta social para garantir o acesso à educação resgatando assim o direito historicamente negado de inclusão à educação básica. A pesquisa é relevante, pois tratamos de um problema social que afetam homens e mulheres: o analfabetismo. Nos amparamos nas leis que regem a educação e em autores que contribuem com esta temática, a abordagem da pesquisa: qualitativa, de natureza aplicada, optamos pela pesquisa participante. O resultado, teve como proposta um material educacional: um documentário com relatos de professores e educandos que refletiram sobre o tema, a roda de conversa foi fundamental para o debate.